O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, anunciou, logo após a vitória de Cabo Verde sobre Angola, um prémio de mais de cinco mil contos aos Tubarões Azuis pela passagem aos quartos-de-final da Copa Africana das Nações, para além de mais um prémio ainda não estipulado para o próximo jogo, independentemente do resultado.
José Maria Neves proferia estas declarações aos microfones da Televisão Nacional de Cabo Verde, logo após a partida dos Tubarões Azuis frente à Selecção de Angola, do qual Cabo Verde viria a sagrar-se vitorioso com um golo aos 90 minutos e que viria a confirmar a reviravolta do grupo comandado por Lúcio Antunes, 2 a 1 no final do jogo.
O Governo vai atribuir um prémio de mais de cinco mil contos à selecção em reconhecimento ao feito alcançado e que engrandece o país e o projecta ainda mais pelos quatro cantos do mundo.
Mais do que isso, Neves afirma estar já garantida mais uma quantia, ainda não determinada, após o próximo embate correspondente aos quartos-de-final, independente de qual seja o resultado desse embate com o vencedor do grupo B que será conhecido nesta segunda-feira. Com mais este esforço financeiro do Governo, este eleva para cerca de 20 mil contos, o valor global da participação do Governo nesta operação CAN da África do Sul.
No que toca ao jogo com Angola, foi com “muita emoção”, assim como todas as cabo-verdianas e os cabo-verdianos, que o Primeiro-Ministro viveu cada minuto da partida, num dos restaurantes da capital onde assistia a partida com mais dezenas de cidadãos cabo-verdianos e angolanos, num ambiente de muito nervosismo, apreensão, sobretudo na primeira parte onde os Tubarões Azuis perdiam por 1 a 0, mas que viria a terminar numa explosão de alegria.
Ainda no intervalo do jogo, José Maria Neves dava a receita para a reviravolta, aos microfones da TCV, “mais concentração”, sobretudo, para que os “Tubarões” pudessem “nadar com efectividade, marcar golos e ganhar. Temos de ganhar este jogo para podermos passar à próxima fase!”, dizia confiante na vitória. Na incerteza do resultado Neves realçava que mesmo perdendo o jogo, “Cabo Verde já fez a sua parte, tivemos um percurso extraordinário!”
O Jogo acabou, Cabo Verde está entre as oito melhores selecções de África e a partir de aqui tudo pode acontecer. Minutos depois do jogo sucediam-se as mensagens de lideres e personalidades políticas internacionais parabenizando o Primeiro-Ministro e o país pela proeza histórica. Lúcio Antunes e seus rapazes continuam a fazer história. “Cabo Verde tem hoje uma nova estrela, tem um novo líder que é o Lúcio Antunes”, sublinhava José Maria Neves.