Notícias

PM acredita queTarrafal está numa nova fase de desenvolvimento

O Primeiro-Ministro defendeu, num encontro com as forças vivas de Tarrafal de Santiago, neste fim-de-semana, que o concelho está numa nova fase de desenvolvimento ainda que hajam vários desafios por vencer nomeadamente ligados ao relançamento do turismo, as estradas da penetração e os custos de água entre outros.

Contudo, diz Neves, Tarrafal está numa “nova fase” de desenvolvimento, pois que muito já foi feito nestes anos de governação com José Maria Neves na liderança. “Já temos as principais vias. Já temos os liceus, já temos o centro de saúde, estamos a trabalhar a electrificação para que o município, no horizonte de 2015 esteja 100% electrificado”, cita o Chefe do Executivo.

Contudo ainda há vários desafios por vencer, nomeadamente o apoio ao sector privado o relançamento do turismo para o relançamento do turismo e também relacionados à necessidade de redução do custo da água e as estradas de penetracção, etc. Estes, acrescenta o PM, são alguns dos desafios que “emergem agora” e que segundo o Primeiro-Ministro “exigem novas respostas por parte das autoridades nacionais”.

Outro grande desafio, este ao nível nacional, inclusive, tem a ver com a segurança, com vários intervenientes no encontro que decorreu na sala de conferências do Paços do Concelho na cidade de “Mangui”.

Trata-se de um desafio que interpela a toda a sociedade nacional, sendo certo que o Governo assume forte compromisso no combate firme à criminalidade e violência, sobretudo aos fenómenos ligados à criminalidade organizada que assume contornos transnacionais e que complexificam esta problemática da violência em Cabo Verde.

Nisto, Neves, mais uma vez chama a atenção para o grau de violência nas relações interpessoais, sendo que muitos dos crimes de sangue cometidos nos últimos tempos tem a ver com isso e com a violência com base no género. É preciso resgatar e incentivar valores como a tolerância e o respeito ao próximo segundo Neves, ao mesmo tempo que reforçando as medidas de prevenção e também repressivas.

Outro desafio assumido como um desígnio nacional, não só no Tarrafal, tem a ver com o emprego. “Claramente, temos de continuar a apostar na realização de investimentos, no crescimento do sector privado, na geração de dinâmicas de crescimento para podermos ter mais empregos e mais rendimentos para as pessoas”, assumindo que “o emprego e o rendimento das pessoas devem ser prioridades nacionais neste momento”.

Foi assim, um encontro “muito interessante e muito interessante, como normalmente são os encontros desta natureza onde os jovens conseguem colocar as principais preocupações e apontar as prioridades do país”, frisou À comunicação social, logo após o encontro, José Maria Neves.