Antecipando alguns dos temas a serem abordados, José Maria Neves realçou as melhorias conseguidas no âmbito da saúde e da cobertura às populações dos países participantes, a saber Cabo Verde, Comores, Maurícias, São Tomé e Príncipe e Seychelles.
Chamou a atenção ainda para a necessidade desses países estabelecerem planos conjuntos para o combate e prevenção a novos cenários no que concerne às principais causas de morte em que as doenças não transmissíveis respondem actualmente por 80% dos falecimentos nos países em desenvolvimento, como é o caso dos que participam nesta Cimeira.
O PM também apela à necessidade de planos conjuntos para a prevenção e combate às catástrofes naturais e desafia os países participantes desse encontro a continuarem a evoluir na saúde, para que juntos alcancem os objectivos do Milénio nessa matéria.
A seguir publicamos na integra o discurso_do_primeiro_ministro_cv, José Maria Neves, por ocasião da abertura da IIª Reunião dos Ministros da Saúde dos Estados Insulares em Desenvolvimento da Região Africana da OMS.