O Chefe do Governo considerou que os esforços devem ser envidados para que a agricultura gere empregos de "modo a contribuir para acelerar o ritmo de desenvolvimento de Cabo Verde, para a redução da pobreza e para a melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos".
Durante a sua intervenção, o Primeiro Ministro manifestou o apoio do seu Governo no desenvolvimento do sector agro-pecuário na ilha de Santiago e de Cabo Verde, em geral. Considerou a Iª Feira Internacional como uma iniciativa de "grande importância, sobretudo, para a economia da ilha de Santiago e demonstra que Santa Catarina tem uma forte potencialidade no sector de agricultura e da agro-pecuária".
Nesta perspectiva, o Chefe do Governo alertou aos criadores de gado no sentido de apostarem na indústria agro-alimentar. Sublinhou, igualmente, a parceria estabelecida pela Associação Comercial, Agrícola, Industrial e de Serviços de Santiago, ACAISA, com a autarquia local e com a Cabo Verde Investimentos, comprometendo-se todo apoio do Governo para a incubação das empresas agrícolas pelo sector privado no país.
Participam nesta Iª Feira Internacional Agro-pecuária de Assomada expositores de Portugal, Brasil, Açores e de vários pontos da ilha de Santiago.