Notícias

Plataforma online de candidaturas ao Startup Jovem estará disponível no início de setembro

O Instituto de Apoio e Promoção Empresarial – Pró Empresa, através do seu Presidente, Marco Aguiar, fez saber, durante a apresentação dos programas Startup Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo na cidade do Porto Novo, Santo Antão, que tudo está a postos para o arranque das candidaturas online, através de uma Plataforma digital que estará disponível para o efeito, a partir do dia 4 de setembro.

Plataforma online de candidaturas ao Startup Jovem estará disponível no início de setembro1

Conforme explicou Marco Aguiar, Presidente do Conselho Diretivo da Pró Empresa, a partir desta data, todo o processo de candidatura será feito por uma Plataforma Online, através do preenchimento de um Formulário de pré-candidatura, onde a Pró empresa  deverá identificar as caraterísticas do Promotor e a Ideia de negócio, verificar a elegibilidade dos Promotores, garantir a exequibilidade do Projeto e elaborar o plano de investimento e financiamento, além do suporte que será dado aos candidatos através dos parceiros.

Para o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, que presidiu o ato de apresentação, os Programas Startup Jovem e Fomento ao Micro Empreendedorismo, são várias as oportunidades de financiamento que se coloca à disposição dos jovens que querem empreender em condições favoráveis, a nível de taxa de juros e de garantias.

“Todos os jovens que querem ser empreendedores, têm todas as condições de conseguir ao abrigo desses dois programas.  Só para o Startup Jovem, o Governo já mobilizou 725 mil contos para financiamentos, através dos bancos e os interessados devem contactar a Pró Empresa ou aceder à Plataforma Online do programa que estará disponível no próximo dia 4 de setembro, “confirmou o Chefe do Governo, lembrando que o primeiro passo para se ser empreendedor é ser perseverante, assumir riscos e, sobretudo, acreditar no país.

O Chefe do Governo explicou, igualmente, que os dois programas, que se complementam, apresentam várias saídas para os jovens em todo o país. Enquanto o Sartup Jovem é orientado para os Jovens dos 18 a 35 anos, com formação superior ou profissional (níveis 4 e 5) e para aqueles que ambicionam fazer investimentos para a expansão das suas atividades, o Programa Fomento ao Micro Empreendedorismo é mais alargado, sem condicionamentos referentes à idade e habilitações literárias.

Todos, acrescentou José Ulisses Correia e Silva, se apresentam como alternativa aos jovens que ao chegarem ao fim do 12ºano, preferem abrir o próprio negócio, ao invés de frequentar o ensino superior.

Por outro lado, o Chefe do Executivo recordou que os programas abrangem uma vasta área de atividades que vão desde as TIC e I&D, ao turismo, às Industrias culturais e criativas, ao Desporto, às energias renováveis e eficiência energética, e também, a negócios como salão de beleza, carpintaria, pescas, entre outros. O Governo conta com parcerias de algumas Associações empresariais, incubadoras privadas e as Câmaras Municipais.

Depois da cidade do Porto Novo, os referidos programas serão apresentados, também, em Ribeira Grande e no Paúl, ainda hoje, quinta-feira, 17. O Primeiro-Ministro faz-se acompanhar pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, além do Presidente do Conselho Diretivo da Pró Empresa e da Administradora Executiva da empresa.