O objectivo do Plano Estratégico do Turismo é o de formular uma estratégia e ter uma agenda integrada e sólida que, uma vez implementadas, permitam ao país atingir um turismo de alta qualidade.
A reunião, promovida pelo Ministério da Economia Crescimento e Competitividade, conta com a participação dos membros do CNT, com representação de todos os sectores e subsectores característicos e conexos do Turismo, técnicos e outras individualidades ligadas ao sector.
Recorde-se que durante o processo, as principais linhas de orientação que vieram consubstanciar o documento agora finalizado, foram discutidas em vários fora nacionais, compostos por técnicos, académicos, instituições públicas e privadas e empresas do sector turístico, para que se pudesse conceber um documento consensual, integrado e moderno, conciliador de todas as políticas do sector turístico.
Validada a proposta do Plano Estratégico Nacional do Turismo pelo CNT, o mesmo será submetido ao Conselho de Ministros para aprovação final.