Notícias

Pescadores agradecem doação de embarcações pelo Governo

A doação dessas pequenas embarcações vem no âmbito de uma parceria com a Associação dos Amigos do Brasil, na cidade da Praia, que vem desenvolvendo um trabalho meritório, conforme apontou o Primeiro-Ministro, em prol das famílias dessa comunidade localizada no bairro de Achada Santo António na Praia.

Desde iniciativas ligadas à habitação, passando pelo apoio aos pescadores, a Associação tem levado a cabo uma série de outras com vista à melhoria de vida dos seus comunitários, sempre em parceria com o Governo.

No que tange aos pescadores, na totalidade a Associação, de acordo com o seu Presidente localmente conhecido como "Papachinho", distribuir 10 botes para os pescadores mais necessitados daquela localidade.

Aproveitando a presença de José Maria Neves, aquele líder associativo apela à continuidade de iniciativas do tipo para que outros possam beneficiar, frisando que só no Brasil estão identificados pelo menos 100 pescadores activos e que precisam de todo o apoio possível. Esses botes, salienta, são "extremamente importantes para a comunidade e o seu desenvolvimento".

Apelo que encontra, certamente, eco no Primeiro-Ministro. "Cada bote que vai para o mar, cada pescador que recebe mais equipamento de pesca, como a sonda, por exemplo, cada motor é sinal de um pescador que pode pescar mais e cada apoio que damos a uma associação, pescador ou agricultor, é um emprego que estamos a criar, é mais rendimento para as famílias, é mais qualidade de vida que conseguimos em Cabo Verde". "É nesta linha que vamos continuar a trabalhar", completa.

Ao todo foram investidos 1700 contos na construção dessas embarcações, recordando que dessa oferta do Governo fazem parte ainda motores que deverão chegar do Japão até o final do corrente mês.

Mais apoio às pescas

O investimento nas pescas, tal como na agricultura, é visto como um forte meio de combate à pobreza e à geração de emprego e consequente melhoria de qualidade de vida das populações, pelo que faz parte da estratégia do Governo a aposta no sector.

Adalberto Vieira, secretário de Estado dos Recursos Marinhos, destaca outras iniciativas do Executivo no sector, nomeadamente em relação a sondas para a captação de cardumes, tendo sido para já distribuídos mais de uma centena desses aparelhos, entre outras iniciativas.

O Governo, afirma, vai continuar a apostar na melhoria da frota pesqueira nacional e no melhor equipamento desses pescadores tradicionais para que possam desempenhar a sua actividade com cada vez maior segurança.