A primeira experiência comercial de pesca de camarão-soldado, realizada por um navio semi-industrial cabo-verdiano (F/V Gaiado II) nas águas de Boa Vista, foi um grande sucesso, segundo relatos dos armadores nacionais, que resultou numa pesca de 100kg da espécie. O navio, segundo informaram os armadores, está se preparando para retornar à pesca.
No quadro desta primeira experiência, o Ministério do Mar, através do IMar – Instituto do Mar I.P. e DNPA-Direção Nacional de Pesca e Aquacultura, entregou a dois amadores do Sal Covos Boias e Cabos, que demostraram interesse, para efetuarem a pesca do Camarão Soldado (Plesionika edwardsii) à volta do Sal e da Boas Vista.
Recorde-se que este projeto que contou com uma fase de prospeção e avaliação através do IMar – Instituto do Mar I.P., em parceria com projetos de cooperação do governo regional de Canárias-Espanha, em 2010 e 2011, tendo os resultados das campanhas de avaliação a indicar uma disponibilidade de 250 toneladas/ano, além de proporcionar ainda capturas de espécies acompanhantes de valor comercial importante.
Em 2022, com o suporte do Banco Mundial, através da Fundação Parque Científico Tecnológico da Universidade de Las Palmas Gran Canaria, Espanha, e do Instituto do Mar realizou-se campanhas experimentais de pesca à volta de São Vicente, Sal e Boavista.
E hoje, é com satisfação que o Ministério do Mar vê o interesse e abraçar dos armadores nacionais para a pesca de camarão-soldado.