Notícias

Périplo à Europa Central e do Leste: MNEC mobiliza apoios para o reforço e expansão da Parceria Especial com a União Europeia

Cumprindo a segunda etapa de um périplo por quatro países da Europa Central e do Leste, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, deslocou-se no dia 20 e 21 de abril em visita de trabalho à República da Eslováquia e à República da Áustria respetivamente, dando assim continuidade ao processo de mobilização de apoios para o reforço e expansão da Parceria Especial com a União Europeia. O representante permanente de Cabo Verde junto da União Europeia, JoséFilomeno de Carvalho, acompanhou o MNEC na sua visita e estes países.

Recebido pelo seu homólogo eslovaco, naquela que é a sua primeira visita oficial do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades àquele país, os dois dirigentes concordaram em colaborar-se juntos, no sentido de aprofundarem cada vez mais a Parceria Especial. O momento também serviu para relançar a cooperação bilateral entre os dois Estados.

Durante uma conferência conjunta dada para a imprensa eslovaca, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus da Eslováquia, Miroslav Lajčak considerou Cabo Verde um país em África que tem produzido os melhores resultados e está posicionado para desempenhar um papel muito mais útil e relevante na região onde se insere.

Num post publicado na sua página de facebook, Lajčak declarou que, “embora a superfície ultrapasse ligeiramente 4000 km2 e nele vivem meio milhão de pessoas, Cabo Verde é um exemplo de um país africano onde funciona a democracia e o estado de Direito. Para a União Europeia, é um dos mais importantes parceiros em África. Em novembro do ano passado eu estive lá em nome da União, no quadro do diálogo ministerial sobre a nossa Parceria e como avançar no futuro próximo”.

“Hoje estou em Bratislava para dar as boas vindas a Luís Filipe Tavares. Constituí a primeira visita de um MNE de Cabo Verde à Eslováquia. Isso permitiu-nos falar sobre a cooperação bilateral e a possibilidade de desenvolver a cooperação no sector de viagens e turismo. Cabo Verde está bem colocado para se tornar num destino favorito dos turistas da Eslováquia”.

Os resultados da visita preconizam, um incremento significativo do diálogo político entre os dois países, bem como o apoio inequívoco da Eslováquia às pretensões de Cabo Verde no seio da União Europeia. Durante a sua estada em Bratislava, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades encontrou-se com dirigentes e empresários da Câmara do Comércio e com os deputados do Grupo de Amizade com a África.

Luís Filipe Tavares desloca-se depois de amanhã à capital da Eslovénia, Ljubljana onde deverá encontrar-se com o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país.

Em Viena, o chefe da diplomacia cabo-verdiana visitou uma unidade de fabrico de aeronaves de busca e salvamento e abordou futuras possibilidades de cooperação no âmbito do projeto de reforço e segurança das fronteiras e águas territoriais cabo-verdianas.