O Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, Pedro Lopes, participou ontem, 20 de setembro, na qualidade de orador, no Side Event de Alto Nível, sob o lema: “Avançar a Agenda 2030 através de uma Política Digital Inclusiva e que Respeita os Direitos de todos”, no âmbito da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. Foi neste âmbito que fez um apelo para que vozes de menor impacto no Panorama Tecnológico Digital, como é o de Cabo Verde, sejam ouvidas e valorizadas.
Durante a sua comunicação neste evento, sublinhou ainda a preocupação quanto à preservação dos direitos dos cidadãos, no âmbito das suas presenças online, nomeadamente nos domínios da privacidade, da liberdade de expressão, e, entre outros, no tocante ao acesso à informação.
O Governante destacou nesta senda que, mais que garantir o acesso à internet, torna-se igualmente importante que os Estados caminhem além da garantia de mais conectividade às pessoas: “devemos preparar os indivíduos a não serem meros expectadores deste rápido mundo em mudanças. Outrossim, devemos agir para que sejam participantes ativos e influenciadores na moldagem dos seus ambientes digitais. Mormente quanto à Literacia Digital e à Educação” que são as chaves para desbloquear esses potenciais- rumo ao empoderamento das pessoas através do uso das tecnologias”.
De frisar que neste evento, Pedro Lopes partilhou o painel com várias personalidades de topo, como por exemplo: o Secretário de Estado Norte-americano, Anthony Blinken, líderes de empresas globais como a Microsoft, Wikipedia, Google, assim como Ministros de diversos países, como República Checa, Holanda, Índia, Maldivas, e a Secretária-Geral da União Internacional de Telecomunicações, o que conforme enfatizou, traduziu-se: numa “oportunidade para posicionar o nosso país”.