O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, presidiu segunda-feira 13 de fevereiro, a abertura da formação West Africa Disaster Prepardness Iniciative -WADPI, realizada na Cidade da Praia com a participação de formadores da CEDEAO e do Instituto Kofi Annan, apoiados pelo Programa de Preparação de Desastres da AFRICOM e pelo Centro de Medicina de Desastres e Assistência Humanitária (CDHAM). A iniciativa teve como base a elaboração do Plano de Ação da Redução de Risco de Desastres da CEDEAO (2015-2030).
Na sua intervenção, Paulo Rocha frisou que “denota-se um compromisso com os valores universais que somos todos convocados a vivenciar, uma profunda preocupação em aproximar os diferentes países e as suas diferentes instituições responsáveis pela gestão de desastres e pandemias, através de mecanismo de comunicação, de coordenação de ações e de procedimentos, objetivando a estabilidade e a segurança das populações”.
O projeto acima referido, irá ser concretizado numa formação de duas semanas com enfoque nas áreas de novas tecnologias de informação, operações, saúde global, doenças virais e primeiros socorros e logística.
O Ministro elencou o trabalho que Cabo verde tem feito a nível dos planos, objetivando o desenvolvimento de um procedimento operacional padrão.
Esta ação de formação, tinha como propósito dotar as instituições nacionais, parceiras da Proteção Civil, de um conhecimento e capacidade de intervir de forma estruturada e organizada nas diversas situações de urgência.
Saliente-se que Cabo verde é o 15º país da nossa sub-região que acolhe esta iniciativa, assumindo a expressão de uma preocupação global, que vai de encontro às prioridades definidas pela WADPI, desde 2015.