O Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, presidiu, hoje, a cerimónia oficial do 5º encontro técnico da rede temática de proteção civil de Cidades UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, que se realiza durante cinco dias no salão do Munícipe, na Camara Municipal da Praia.
O encontro que reúne técnicos investigadores das instituições com responsabilidades e dever de colaboração no domínio da proteção civil, visa partilhar experiências e apresentar soluções e contribuições sobre os mais diversos problemas enfrentados e, acima de tudo, contribuir para a redução dos seus impactos na nossa sociedade.
O evento insere-se no âmbito da operacionalização do Plano de Atividades da Rede Temática Proteção Civil, em que a cidade da Praia foi eleita uma vez mais para ser a cidade-guia, assumindo assim o compromisso de estruturar e desenvolver um conjunto de ações associadas aos temas considerados prioritários.
No discurso de abertura, Paulo Rocha chamou a atenção para “a segurança sanitária, o saneamento público, a segurança alimentar e particularmente a segurança relativa aos fenómenos naturais, como sendo preocupações permanentes que, embora naturais, devem levar-nos a um outro patamar de organização e de capacidade de resposta”.
O governante garantiu ainda um “sistema nacional de proteção civil articulado com uma intervenção de proximidade, integral e fortemente organizada e capacitada.”
Relembramos que os anteriores eventos tiveram como palcos, as cidades da Praia – Cabo Verde (2011), Lisboa – Portugal (2012), Huambo – Angola (2013) e Cascais – Portugal (2014).