Notícias

PARM apoia processo de integração da Gestão de Riscos Agrícolas em Cabo Verde

Os países da África, incluindo Cabo Verde, são muito sensíveis a riscos provenientes de várias fontes, que vão desde riscos climáticos e naturais, o difícil acesso aos mercados a volatilidade dos preços, riscos políticos, regulamentações públicas imprevisíveis.

O impacto destes riscos sobre os mercados agrícolas e alimentares pode pôr em perigo a produção de bens básicos de pequenos produtores rurais e aumentar a sua vulnerabilidade à insegurança alimentar e subnutrição. Ao fazê-lo, estes riscos também reduzem a sua capacidade de adotar novas tecnologias e investir.

Perante esta situação, a Cabo Verde está a avançar na integração da gestão de riscos agrícolas nas políticas e prioridades de investimento.

A Plataforma de Gestão de Risco Agrícola (PARM), criado por iniciativa do G8 e do G20 e acolhida pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), fornece apoio técnico aos governos para gerir os riscos agrícolas. O secretariado da plataforma PARM está no continente Africano, no quadro de uma parceria estratégica com a Agência da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), instituído pela União Africano.

Esta parceria centra-se no apoio a oito países da África sub-saariana, incluindo Cabo Verde, no desenvolvimento de um plano de acção de gestão de risco agrícola, de acordo com uma abordagem metodológica harmonizada. Em cada país, o processo PARM visa ler através do prisma da gestão de riscos agrícolas estratégias de desenvolvimento agrícola para incorporar neles o conceito específico em todas as suas dimensões. Em termos mais gerais, o objetivo é integrar a gestão de riscos agrícolas no Programa detalhada de Desenvolvimento Agrícola Africano (CAADP) da NEPAD.

Neste contexto, o Ministério com o apoio do PARM e NEPAD realizou-se, de 13 a 15 de julho de 2016, um seminário de treinamento e um workshop nacional sobre gestão de risco agrícola para a restituição de estudos e contribuir para a análise de riscos agrícolas. O workshop reuniu as partes interessadas do governo central e local, agências de desenvolvimento, doadores e membros da sociedade civil, agricultores, organizações de agricultores, comerciantes, setor privado e comunicação social. A abertura oficial do evento foi feita pelo Ministro da Agricultura, e representantes do PARM, NEPAD e ponto focal CAADP de Cabo Verde.

O workshop representou uma oportunidade única para reunir o Governo de Cabo Verde, os peritos e os parceiros sociais para discutir os riscos prioritários em Cabo Verde e as ferramentas mais relevantes para uma melhor gestão de riscos agrícolas. Esses intercâmbios deverão também ajudar a identificar os próximos passos no processo de PARM em Cabo Verde.