Notícias

Parlamento: Governo promove fortes investimentos na formação profissional

Por todo o país, o Governo, através do Ministério de Educação e do Ministério do Trabalho, Emprego e Solidariedade social, tem estado a promover cursos de vertente técnica e profissional com base em cuidados estudos das necessidades de mercado e também no projecto de desenvolvimento que o Governo tem para o país.

A reactivação e requalificação do Centro da Variante, a inauguração recente do Centro de Pedra Badejo, o Centro de Formação Profissional da região Fogo/Brava em São Filipe, o novo Centro do Sal, são exemplos concretos de investimentos feitos nessa área, tendo o Primeiro-Ministro realçado que hoje, graças aos esforços do Executivo, "a formação profissional já é valorizada socialmente" em Cabo Verde.

Recentemente, a Universidade de Cabo Verde lançou vários cursos de natureza profissionalizante de curta duração e a nova Escola de Hotelaria e Turismo está em curso, estando a sua inauguração prevista para 2010. Em curso também está a inserção da vertente técnica em todas as escolas secundárias do país, como forma de aumentar as possibilidades dos jovens de conseguirem uma qualificação e um emprego.

Fruto das políticas do Governo, frisa José Maria Neves, este Executivo tem conseguido uma redução significativa do desemprego no país. Os últimos dados do desemprego, de 2008 (17,8%), mostram "uma diminuição de quase 4 pontos". A acrescentar, o índice de pobreza também desceu em cerca de 10 pontos percentuais nos últimos anos.

Contudo, e apesar da confiança na política do Governo, este continua preocupado com o desafio do desemprego, que considera de "o principal problema de Cabo Verde". Apesar das medidas acertadas do Executivo para fazer face à intensa Crise internacional, ela vem tendo algum impacto na redução de postos de trabalhos nas indústrias hoteleiras e de construção civil, impedindo que os resultados fossem ainda melhores.

Daí que o Governo definiu desde sempre dois "eixos principais de intervenção", sendo o desenvolvimento do capital humano e o crescimento da economia, o que significa criar condições para o aparecimento de mais empresas e investimentos no país, como forma de proporcionar mais formas de trabalho.

Mesmo com a referida Crise internacional, Cabo Verde continua a receber novas empresas e investimentos, sobretudo no turismo e imobiliário turístico. Muito também fruto dessa dinâmica de transformação, com uma profunda reinfrastruturação e modernização do país.

São novas estradas, portos e aeroportos, em Julho inaugurará o quarto aeroporto internacional em São Vicente, novas escolas, investimentos nas novas tecnologias etc., que propiciam um ambiente favorável ao surgimento de novos investimentos e negócios.

Leia, na íntegra, no Link dos discursos e Comunicados a intervençaõ do PM, José Maria Neves, na abertura da sessão plenária.