Notícias

Parceiros sociais dão aval positivo ao Orçamento de Estado para 2017

Os conselheiros da Concertação Social, com exceção da UNTC-CS, deram o “aval” positivo ao Orçamento do Estado (OE) para 2017, apresentado pelo Governo, no âmbito da reunião ordinária do conselho, que teve lugar no último sábado, 19 de novembro, na cidade da Praia.

O Ministro das Finanças, Olavo Correia, disse que foi um “bom encontro” e um importante “espaço de dialogo e trocas de posições” entre as partes.

Relativamente à posição da UNTC-CS, que não deu o seu aval à proposta do OE 2017, o Ministro das Finanças explicou que se deveu “ao facto de não haver aumento salarial para o pessoal de quadro comum. A central sindical entende não dar esse voto favorável mas, está de acordo com o orçamento, que compreende o esforço que se está a fazer em termos do quadro especial”, referiu.

Entretanto, Olavo Correia garante que o Governo se compromete, no quando do Orçamento de 2018, dar respostas ao pessoal que consta de quadro especial a nível da função pública. Para tal, o Ministro admite haver um “forte” compromisso entre as partes, no sentido de se mudar com aumento de negócios, melhorar o quadro das empresas cabo-verdianas e de aumentar o rendimento das famílias.

A reunião do Conselho de Concertação Social realizada neste sábado, contou com a presença do presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Serviço de Sotavento e de Barlavento (CCISS), a UNTC-CS e a central sindical CCSL.