O Ministério de Agricultura e Ambiente (MAA), em parceria com a Câmara Municipal de São Vicente, realizou quarta-feira, 6 de setembro, na ilha de São Vicente, o Fórum “Visão do Desenvolvimento Agrário para São Vicente – Desafios e Perspetivas”. O evento reuniu parceiros – decisores públicos e privados, técnicos, ONG’ s, agricultores e criadores – para uma reflexão sobre o estado do sector agropecuário em São Vicente e recolha de subsídios que permitam desenvolver uma visão estratégica e definir um plano específico para o sector na ilha. Além do fórum foi feito o lançamento oficial do Projeto “Utilização sem riscos das águas usadas na agricultura e floresta”.
O Representante da FAO, Rémi Nono Womdim, que copresidiu a cerimónia de abertura do Fórum frisou que, para o desenvolvimento agrário de Cabo Verde, é preciso levar em consideração os desafios que se colocam ao país, sendo a melhoria da produtividade agrícola para atender a crescente demanda, assegurar uma base sustentável dos recursos naturais, combater as alterações climáticas e a intensificação de desastres naturais, prevenir parasitas e doenças transfronteiriças bem como, tornar o sistema alimentar mais eficiente, inclusivos e resilientes.
Referiu ainda que é fundamental passar a produzir mais com menos recursos, não só para o aumento da produção, como também para evitar prejudicar o meio ambiente.
Augusto Neves, Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, avançou que o momento foi oportuno para a discussão de aspetos sensíveis e fundamentais para a melhoria das condições dos homens do campo da ilha de São Vicente.
Já o Ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, na sua intervenção sublinhou que São Vicente tem todas as potencialidades para o sector agropecuário faltando apenas saber explorar essas potencialidades.
Para Gilberto Silva, “é preciso traçar a visão para o desenvolvimento agrário para São Vicente, levando em consideração a sua especificidade, definir as melhores estratégias e, sobretudo, organizar a produção e o mercado”.
O Ministério da Agricultura e Ambiente aproveitou a ocasião para proceder ao lançamento do Projeto de Cooperação Técnica entre a FAO e o Governo de Cabo Verde, a “Utilização sem riscos das águas usadas na agricultura e floresta”, com a duração de 48 meses que permitirá a utilização de águas das Estações de Tratamento de Águas Residuais de forma segura e de qualidade na agricultura e silvicultura na ilha de São Vicente e em Tarrafal de Santiago.