Notícias

“Para o Estado de Cabo Verde é tão importante a transferência de verba direta aos grupos de Tabanka como também é importante garantir que ‘tabanka ka ta morri’”, Abraão Vicente

Para o governante, mais do que financiar os grupos, o Governo tem trabalhado na dignificação, valorização desta importante manifestação cultural de Cabo Verde, para além da valorização do mesmo

O Governo de Cabo Verde vem realizando importantes investimentos na salvaguarda do património, tanto material como imaterial. Os trabalhos desenvolvidos e realizados desde 2016 até esta parte, mostra o engajamento e a preocupação do Estado de Cabo Verde em criar as condições necessárias para a promoção da nossa cultura.

O património – material e imaterial – é nosso. É preciso salvaguardá-la, mas, também, continuar a vivenciá-la. Por isso, desde a anterior legislatura, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, tem em marcha o projeto valorização da tabanka, que para além de garantir financiamento, anual, a cerca de 15 grupos da ilha de Santiago e do Maio, destina-se, também, à realização de atividades culturais recreativas, lúdicas e pedagógicas, reabilitação das capelas, aquisição de instrumentos musicais e confeções de indumentárias.

Na manhã desta quinta-feira, 31 de março, foi assinado o contrato de financiamento de atividade recreativa e cultural com três grupos de tabanka, na cidade da Praia, num ato presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

O ato marcou a retoma dos financiamentos a estes grupos depois de dois anos de interregno devido aos impactos da Covid-19 no país.

Para o governante, mais do que financiar os grupos, o Governo tem trabalhado na dignificação, valorização desta importante manifestação cultural de Cabo Verde, para além da valorização do mesmo. “Para o Estado de Cabo Verde é tão importante a transferência de verba direta aos grupos de Tabanka como também é importante garantir que ‘tabanka ka ta morri’”, afirmou o MCIC.

A tabanka é um dos patrimónios nacionais o qual Cabo Verde está a preparar o dossiê de candidatura enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade. Um processo que está a ser trabalhado detalhadamente e minuciosamente para quando for apresentado à Unesco tenha o aval positivo.

#governocaboverde