De acordo com uma nota de imprensa do Gabinete de Sidónio Monteiro, em cada país da CPLP foi instalado um Pólo Nacional, visando a execução e acompanhamento deste concurso. Em Cabo Verde o pólo é integrado pelo Ministério da Cultura, representado pela Direcção Geral da Promoção Cultural e Direitos do Autor, pela Rádio e Televisão de Cabo Verde (RTC) e por uma instituição de ensino superior na área de comunicação.
Com efeito, como nos restantes países membros da CPLP, em Cabo Verde o concurso é aberto a todos os autores nacionais onde os participantes devem apresentar uma proposta de um documentário de 52 minutos. O tema deve ser livre e deve ter uma visão original a partir de processos contemporâneos da diversidade cultural de Cabo Verde. As propostas devem ser apresentadas através de um site da Internet, no qual estarão também todas as informações acerca do programa.
O vencedor do concurso e a entidade produtora por ele indicada beneficiarão de um montante de 50 mil Euros para a produção do documentário que terá a duração de seis meses. A fase final do Iº. Programa DOCTV CPLP acontece entre 1 de Junho e 1 de Agosto de 2010, período no qual os documentários produzidos nos países da CPLP serão emitidos nas televisões públicas nacionais.