Notícias

Papa Francisco pode visitar Cabo Verde em 2017, anunciou o Núncio Apostólico

O Papa Francisco pode, em 2017, realizar a sua primeira visita pastoral a Cabo Verde tornando-se no segundo chefe máximo da Igreja Católica a deslocar-se este arquipélago do atlântico médio.

veiga Luis Mariano1O anúncio de uma possível visita do Pontífice ao arquipélago foi feito esta segunda-feira, 09, pelo Núncio Apostólico, Luís Mariano Montemayor, à margem de um encontro que teve com o embaixador de Cabo Verde junto à Santa Sé, Antero Veiga, que é também ministro do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território.

O Mons. Luís Mariano Montemayor disse à imprensa que está fazendo a sua parte e recomendou ao país mais trabalho para que a visita do Santo Padre a Cabo Verde aconteça.

“Em 2016, o Papa vai fazer a sua primeira visita à África com deslocações a dois países, Uganda e Centro de África. Depois disso fica livre, por isso, vamos apressar os trabalhos e contactos para que em 2017 a sua Santidade possa estar em Cabo Verde, se Deus quiser”, disse.

Segundo o Núncio Apostólico, estava prevista uma visita do Papa Francisco a Cabo Verde, mas a epidemia de ébola na região atrapalhou tudo.

“O Papa não podia vir a Cabo Verde sem deslocar-se ao Senegal ou à Guiné-Bissau, países mais em perigo em relação à epidemia”, sublinhou Montemayor, acrescentando que ele próprio convenceu Francisco a adiar a visita, já que seria muito difícil controlar milhares de pessoas que gostariam de se encontrar com Santo Padre.

Perguntado sobre o objectivo da sua vinda ao arquipélago, Luís Mariano Montemayor avançou que o propósito desta visita é o de retomar os contactos da cooperação com o Governo cabo-verdiano.

Com Antero Veiga, adiantou ter falado sobre a sua gestão como embaixador na Santa Sé e partilhar a alegria da nomeação do primeiro cardeal cabo-verdiano, Dom Arlindo Furtado.

Por sua vez, Antero Veiga, a visita da Sua Santidade a Cabo Verde exige uma participação e colaboração de todos e admite que no plano diplomático se está a trabalhar “com muita intensidade”.

“Os cabo-verdianos aguardam com muita expectativa, esperança e alegria a visita do Santo Padre”, declarou o representante de Praia junto à Santa Sé.

Instado sobre o encontro com o Núncio Apostólico, respondeu que a visita do Mons. Montemayor “é sempre muito agradável”, já que, por um lado, permite as partes fazer o ponto da situação das relações entre Cabo Verde e Santa Sé e, por outro, é uma oportunidade para passarem em revista as questões em agenda e ver lá onde é necessário aprofundar as relações existentes entre os dois Estados.

Do lado das autoridades cabo-verdianas, adiantou Antero Veiga, existe toda a abertura e interesse em estreitar cada vez mais as já “excelentes relações” entre o arquipélago e o Vaticano.

Recorde-se que João Paulo II, hoje santo, visitou Cabo Verde em Janeiro de 1990, a convite do falecido presidente da República Aristides Pereira e do bispo emérito Dom Paulino Évora.

Cabo Verde é depositário da mais antiga Diocese em África. A Diocese de Santiago de Cabo Verde foi criada em 1533. Ao princípio, estendia-se por uma vasta área da região do continente da África. Depois, com o andar do tempo, ficou limitada às ilhas do arquipélago.