Outros Órgãos do Estado

Presidência

José Maria Neves

Presidente da República

 

Biografia: 

Nascido em 1960, em Assomada, Ilha de Santiago, o Presidente José Maria Pereira Neves estudou com distinção em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas no Brasil e obteve o doutoramento em Políticas Públicas no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

 José Maria Neves foi Primeiro-Ministro e Chefe do Governo da República de Cabo Verde de março de 2001 a Abril de 2016. (No sistema de parlamentarismo mitigado de Cabo Verde, o primeiro-ministro é o chefe do executivo). Presidiu o PAICV, o Partido da Independência de Cabo Verde, tendo ganho três eleições legislativas nacionais. Antes de se tornar Primeiro-Ministro e Chefe do Governo, José Maria Neves foi Deputado, Presidente do Governo Municipal de Santa Catarina e Presidente da Organização da Juventude Amílcar Cabral. Como profissional, trabalhou na Direção Geral da Administração Pública de Cabo Verde.

Sob a sua liderança no Gabinete do Primeiro-Ministro, Cabo Verde triplicou o seu PIB, mais que dobrou o seu rendimento per capita, deixou a lista dos Países Menos Avançados (PMA) da ONU e aprofundou a sua democracia para se situar entre as melhores democracias do mundo. A boa governação liderada por José Maria Neves permitiu a Cabo Verde alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, tendo Cabo Verde assinado um acordo de parceria especial com a União Europeia, liderou as assinaturas de dois acordos sucessivos com os Estados Unidos no âmbito do programa Millennium Challenge Account e melhorou a integração de Cabo Verde na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Durante os seus três mandatos, os governos de Neves melhoraram a vida dos cabo-verdianos, transformando e diversificando a sua economia, implementando uma política de crescimento Verde, com o objetivo de assegurar que 50% das fontes de energia de Cabo Verde provenham de fontes renováveis. Como Primeiro-Ministro e Chefe do Executivo, liderou importantes programas de reforma como a criação da Casa do Cidadão, a implementação de um programa de governo eletrónico, a reforma do sector financeiro e da gestão das finanças públicas, a modernização e melhoria da capacidade de regulação de Cabo Verde, e o registo de empresas num só dia. Os seus governos eram conhecidos pela paridade de género, com mais mulheres, até, do que homens como membros do Governo.

José Maria Neves venceu as eleições presidenciais de 2021 na primeira volta contra seis outros candidatos, com a promessa de uma magistratura de influência e de ser o “ouvidor” da República e o repositório das esperanças dos cabo-verdianos de um novo começo para o país após a devastadora crise da Covid-19.