Os roadshows entre empresários nacionais e instituições financeiras internacionais vão continuar a ser realizados ao longo deste ano, numa organização conjunta entre o Ministério das Finanças e a Cabo Verde TradeInvest, com o propósito de facilitar o acesso à informação por parte do empresariado nacional.
Esses roadshows, que se enquadram na estratégia do Governo para o financiamento da economia, iniciaram em janeiro, na cidade da Praia, com instituições financeiras do Banco Mundial, nomeadamente a Internacional Financial Corporation (IFC) e a MIGA – Multilateral Investment Guarantee Agency. No mês de abril a ilha do Sal foi palco da segunda ação, com a presença do Banco Africano de Importação e Exportação – Afreximbank que também esteve nas ilhas de Santiago e da Boa Vista.
Na última quinta-feira, a cidade do Mindelo, ilha de São Vicente, recebeu o evento, com a participação do Banco Africano do Desenvolvimento (BAD). Todos estes eventos têm sido bastante concorridos, realizados em salas cheias, evidenciando claramente o interesse por parte do empresariado nacional, que reconhece a “janela de oportunidade” que se lhes oferecem.
É intenção do Governo de Cabo Verde continuar a criar todas as condições para que as empresas nacionais tenham acesso a financiamentos e desenvolvam projetos estruturantes, que as façam crescer, produzir e exportar, gerar empregos e riqueza para o país. Inclusive, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, por diversas vezes, tem garantido que o Governo está empenhado na procura de soluções, no plano interno e externo, para que os projetos do setor privado possam ser financiados. “O setor privado é importante, precisa de financiamento e o Governo está em condições de ajudar a trazer esse financiamento. Mais do que roadshows, o que queremos é que os empresários possam apresentar projetos bancáveis, discutam as várias possibilidades de investimentos, para que num curto espaço de tempo, possamos ter resultados concretos”, realça o Ministro.
Esses Roadshows têm possibilitado aos empresários nacionais um contato direto com possíveis investidores. Daí que, ao longo do ano em curso, virão a Cabo Verde vários bancos e fundos internacionais.
Portanto, aos empresários que ainda não tiveram a oportunidade de participar nesses encontros, poderão contatar a Cabo Verde TradeInvest (www.cvtradeinvest.com) para obter mais informações e saber como submeter os seus projetos para financiamento, bem como inscrever-se nos próximos Roadshows.
Se tem um modelo de negócio bem estruturado, um projeto bem elaborado, com a estrutura financeira bem montada, esta oportunidade é para si!