"Queremos manter o foco, porque este é o caminho: facilitar os investimentos, investir nos recursos humanos, para que a ilha possa ser um polo fundamental para o desenvolvimento de Cabo Verde”
O Ministro Fernando Elísio Freire iniciou esta manhã uma visita de 4 dias a S. Vicente com foco nos jovens, e também poder avaliar no terreno os resultados da política do Governo para o sector. Em Mindelo, vai aproveitar para participar no Fórum Nacional da Juventude que a partir de amanhã, e até sábado, irá juntar jovens de todos os quadrantes de Cabo Verde.
Hoje de manhã, e como da praxe, o Ministro de Estado reuniu-se com o edil da ilha, Augusto Neves, com quem fez um breve balanço dos últimos três anos de governação, que o deixou satisfeito.
“Neste momento, já é visível que há resultados palpáveis por acção do Governo e da Câmara Municipal, por termos actuado em conjunto, por termos criado as condições para que esse desenvolvimento acontecesse”, disse à imprensa à saída desse encontro acompanhado do Secretário de Estado para o sector da juventude.
Segundo pôde constatar o Ministro, neste momento os investimentos estão a aumentar em S. Vicente. “Só na orla marítima desta cidade já estão a ser construídos 4 hotéis, o que demonstra dinâmica económica”, adiantou, acrescentando que “os investidores cabo-verdianos começam também a acreditar que podem investir na ilha. Porquê, porque estamos a desbloquear projectos, estamos a incentivar, a promover políticas adequadas para que isso possa acontecer. Vamos com certeza crescer ainda mais juntos, juntos com a população de S. Vicente e com os cabo-verdianos”, acredita Fernando Elísio Freire.
“As obras de requalificação urbana e nos bairros estão a ser um sucesso e a trazer uma nova dinâmica, para além de todos os investimentos que estamos a fazer na área marítima, o que demonstra que estamos a preparar a ilha, a prepará-la bem e de forma consistente em várias áreas para que S. Vicente possa ser de novo pujante e cresça cada vez mais”, augura o governante.
“Posso afirmar com toda a certeza, pelos resultados alcançados até agora, estamos no caminho certo. Queremos manter o foco, porque este é o caminho: facilitar os investimentos, investir nos recursos humanos, para que a ilha possa ser um polo fundamental para o desenvolvimento de Cabo Verde”, disse.
Sobre a realização do Fórum Nacional da Juventude em S. Vicente, o Ministro de Estado explica que, por ser a capital cabo-verdiana da cultura, o Governo decidiu realizar o encontro no Mindelo, com um objectivo principal: preparar os jovens para competir a nível global. “Queremos que tenham ferramentas para competir no mercado de trabalho em Cabo Verde e no mundo. Para isso exige-se investimentos na Educação, no domínio das línguas, das tecnologias, exige-se investimentos fortes, nos valores, no jovem cosmopolita e aberto ao mundo”, concluiu.
“É isso que Cabo Verde está a ser, um país aberto ao mundo”, rematou o Ministro,