As 4 escolas beneficiadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura receberem 49 instrumentos musicais.
As 4 escolas beneficiadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura receberem 49 instrumentos musicais.
Enquadrado no evento BA Cultura em Ação que teve como principal propósito a apresentação dos alunos bolseiros do programa BA Cultura, levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, mais de 60 crianças e adolescentes provaram aquilo que têm aprendido nos últimos anos.
Uma apresentação que agradou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, convidado de honra para assistir ao espetáculo.
Música, tradicional, dança e teatro, foram as áreas escolhidas para proporcionar aos convidados um momento muito agradável.
“Fiquei muito feliz com estas atuações, porque são os resultados que vejo hoje, como sorriso no rosto de cada uma dessas crianças, o jeitinho de artista no palco que me faz continuar a acreditar neste programa do Governo. As escolas também estão de parabéns. é fantástico como os professores têm transmitido a alma de Cabo Verde aos alunos, desde música tradicional à música contemporânea, à dança e ao teatro”, afirmou o governante.
A ilha do Sal conta, neste momento, com 241 alunos bolseiros e um montante de 1.264 500$00 (um milhão duzentos e sessenta e quatro mil e quinhentos escudos) investido diretamente nas escolas de ensino pela arte.
A entrega de instrumentos musicais ed materiais culturais, dentro deste programa, é uma forma de ajudar as escolas a terem melhores condições de ensino. “Os instrumentos que oferecemos hoje fazem parte da nossa obrigação porque é importante dar às crianças as condições necessárias para continuarem a criar e a crescer. Em todo o lado que vou digo que o BA Cultura são as crianças, as escolas, as famílias e as comunidades”, afiançou ainda o MCIC garantindo a continuidade deste programa.
O programa BA Cultura foi desenhado pelo Governo de Cabo Verde, liderado pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, em 2016 com o propósito de garantir à população com menos recursos o acesso à fruição da arte, com foco na sociedade civil, de forma a garantir a massificação do ensino das artes nas comunidades e dos municípios, bem como permitir a criação de novas escolas, com vista ao combate ao abandono escolar, prevenir o desvio comportamental e facilitar a criação de novos postos de trabalho por meio do ensino artístico.
Este é um programa que tem impacto direto sobre as famílias e sobre as escolas de ensino pela arte que surgiram graças a esta iniciativa do Governo e que garantiu mais emprego nesta área em Cabo Verde.
De recordar que o programa Ba Cultura conta, neste momento, com 3041 alunos bolseiros e 83 escolas/associações/ONG’s em todo o território nacional.
Desde a sua criação até agora, o programa já beneficiou 14.220 (catorze mil, duzentos e vinte) crianças, diretamente, com bolsas para o ensino da arte.