O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário reconheceu o apoio da OOAS na integração de todos os países da CEDEAO, para a resposta a pandemia da COVID-19, tendo este considerado um gesto de solidariedade e apoio.
O Diretor-Geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Prof. Stanley Okolo, fez e entrega presencial de um donativo em matérias e equipamentos de resposta a COVID-19 ao Governo de Cabo Verde, representado pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário. Esta ação teve lugar na passada sexta-feira, 7 de agosto, no aeroporto Nelson Mandela, na presença do Embaixador e Diretor Nacional dos Assuntos Políticos, Económicos e Culturais, Júlio Morais e de dirigentes do Ministério da Saúde.
O Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário reconheceu o apoio da OOAS na integração de todos os países da CEDEAO, para a resposta a pandemia da COVID-19, tendo este considerado um gesto de solidariedade e apoio.
Alindo do Rosário afirmou ainda que esta parceria vem de longa data, com destaque em alguns projetos desenvolvido com o apoio da OOAS, nomeadamente, a formação dos médicos, o apoio aos estudantes de medicina em Portugal, mas também na área de capacitação dos técnicos de laboratório.
“Lembramos que há 5 meses atrás não tínhamos capacidade para realizar os exames de diagnóstico da COVID-19 e foi através do importante apoio da OOAS que se iniciou a capacitação dos técnicos e hoje temos vários laboratórios a funcionar no país.”
Entretanto, o Ministro da Saúde e da Segurança Social também perspetiva novos caminhos a percorrer desta parceria com Organização Oeste Africana da Saúde porque segundo disse, são relações profissionais, institucionais de amizade e de um franco diálogo na busca de soluções conjuntas.
De acordo com titular da pasta da saúde, há poucos dias houve a Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO, onde foram debatidos de entre outras questões, a reabertura das fronteiras e das ligações internacionais bem como o reforço da capacitação dos recursos humanos nas áreas de laboratório e dos cuidados intensivos. O objetivo é tornar os países da sub-região mais resilientes e com maiores capacidades de resposta.
“A situação da nossa região precisa de reforço e da solidariedade” salienta.
Arlindo do Rosário também deixou os seus agradecimentos ao Presidente da Nigéria pelo “importante” apoio que tem dado com a disponibilização do avião da Força Aérea da Nigéria, que transportou os materiais, bem como aos outros parceiros nomeadamente intuições alemãs.
De acordo com o Diretor-Geral da OOAS, esta missão é uma solidariedade ao governo de Cabo Verde, mas também aos 15 países membros da CEDEAO, considerando que esta pandemia é muito seria e necessita de uma resposta específica e estratégica.
“OOAS com o apoio de vários parceiros com o Ministério das Assuntos Estrangeiros de Alemanha e o Banco de Desenvolvimento da Alemanha, BMZ, e ainda com os recursos internos da instituição foi possível fazer este donativo a Cabo Verde” realçou.
De entre os materiais e equipamentos doados encontram-se equipamentos de proteção individual e materiais de consumo clínico e laboratorial para apoiar o país no reforço da resposta a COVID-19, tais como kits de diagnóstico de teste PCR, regentes, ventiladores, óculos, luvas, batas, viseiras, máscaras e desinfetante.
Cabo Verde é o sexto país da CEDEAO que já recebeu este donativo da Organização Oeste Africana da Saúde e de acordo com Diretor Geral da OOAS, os outros estados-membros serão contemplados nos próximos dias.