As obras iniciaram-se em Novembro de 2010, tendo sido já concluídas várias etapas de desenvolvimento do projecto, tais como os trabalhos de acesso para transporte dos equipamentos, a preparação dos terrenos e as respectivas onze (11) fundações, onde serão baseados os onze (11) aerogeradores, ao longo de uma distância de 1 Km.
Prevê-se a conclusão de todos os trabalhos de montagem e os respectivos testes em Julho, e espera-se que a entrega do parque ao governo e à CABEÓLICA, pronto a injectar energia na rede pública, seja feita em inícios de Agosto.
Recorde-se que a CABEÓLICA é o produto de uma parceria do Governo de Cabo Verde com o sector privado, constituído pela Electra, InfraCo, AFC-AFRICA FINANCE CORPORATION e FINNFUND, para a construção de parques eólicos nas ilhas de Santiago (10 MW), São Vicente (6 MW), Sal (8 MW) e Boa Vista (4 MW).
Os financiadores deste projecto, que tem um custo total estimado de 63 milhões de Euros, são o Banco Europeu de Investimentos e o Banco Africano de Investimentos. A potência total a ser instalada é de 28 MW, o que vai significar uma taxa de penetração das energias renováveis na rede eléctrica nacional de mais de 25%, o que irá contribuir para a redução da dependência do país relativamente aos produtos petrolíferos.