Notícias

ONU Habitat interessada em parcerias com o Governo de Cabo Verde

O Director do Escritório Regional da ONU Habitat considera que há abertura do Governo para encontrar as melhores soluções urbanísticas que servem as cidades e o país no seu todo. Banji Oyelaran-Oyeyinka falava depois de um encontro com o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, esta terça-feira.

Diretor_Regional_de_ONU.jpg

“Por ter sido Presidente da Câmara Municipal da Praia, o Primeiro-Ministro conhece bem a questão. Por isso, foi um diálogo muito tranquilo, não tentei persuadi-lo, mas sim, encontrar soluções. Falámos de diversos tópicos, nomeadamente como ter leis melhores, melhor planeamento na capital, por exemplo, criar melhores espaços naturais, sobre a forma como as pessoas estão a construir as casas, e como podemos melhorar isto, e aumentar a resiliência e segurança da cidade e do país no seu todo”, destacou o Director do Escritório Regional da ONU Habitat.

Banji Oyelaran-Oyeyinka disse, por outro lado, que a ONU Habitat trabalha em estreita colaboração com Cabo Verde, há muitos anos, de forma contínua, e que surge agora uma nova fase de parcerias, com o apoio de partes interessadas e financiadores.

“Estamos a desenvolver um plano nacional de urbanismo e tentar construir uma coerência no país, para evitar ter dois grupos fazendo coisas diferentes”, informa.

Para o Director do Escritório Regional da ONU Habitat o primeiro-ministro foi muito aberto e positivo em ver como podem abordar o futuro, nestas questões. “Há problemas que se não forem resolvidos agora, serão mais complicados e caros resolvê-los depois. A forma de construção de hoje, provavelmente, daqui a 10 anos, terá de ser demolida, porque não há estradas de acesso”, exemplifica Banji Oyelaran-Oyeyinka, mostrando a necessidade de sensibilizar e planear nessas situações.

O Diretor Regional da ONU-HABITAT, Professor Banji Oyelaran-Oyeyinka, foi recebido esta terça-feira, pelo Primeiro-ministro, tendo sido acompanhado pela Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski.