A Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV) está neste momento a representar o país na 6º edição da Conferência dos Países Partes da Convenção Internacional contra a Dopagem no Desporto, organizada pela UNESCO a cada dois anos.
Esta conferência estatutária reúne países de várias partes do mundo desde ontem, 25, em Paris, e esta é a primeira vez que Cabo Verde faz se representar pela ONAD-CV, através do seu Presidente, Emanuel Passos.
Um dos principais objetivos da Conferência das Partes é abordar desafios para o cumprimento por parte dos Estados Partes das disposições da referida Convenção. Além disso, a 6ª Conferência dos Países Partes analisa assuntos relacionados à integridade do desporto, em conexão com a necessidade de reforçar a capacidade antidopagem e a integração da educação baseada em valores.
Os principais parceiros desta conferência da UNESCO são a Agência Mundial Antidopagem (WADA), convidada a nível consultivo, o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paralímpico Internacional (IPC), o Conselho da Europa (CoE), a INTERPOL, a Organização Mundial das Alfândegas e várias organizações esportivas intergovernamentais e internacionais.
Hoje, dia 26, para além da participação na Conferência, o Presidente da ONAD-CV, esteve reunido com a Diretora das Politicas e Programas no Sector para as Ciências Sociais e Humanas, da UNESCO, Ângela Melo, com o objetivo de dar a conhecer a criação da ONAD-CV junto da UNESCO.