Notícias

OMCV e CEFP assinam protocolo de parceria

A Organização das Mulheres de Cabo Verde – OMCV, através do seu Gabinete de Orientação e Inserção Profissional da Mulher – Praia (GOIPM), assina hoje, segunda-feira, 13 de Fevereiro, um Protocolo de Parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia e promove o encerramento do curso de Pastelaria, Cobertura e Decoração de Bolos e a abertura Oficial do curso de Técnicas de Reabilitação. O acto acontece pelas 16horas no Auditório do Centro de Emprego e Formação Profissional da Praia e vai ser presidido pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira H. Almada e conta também com as presenças da Presidente da OMCV e do PCA do IEFP.

É de realçar que as duas instituições vêm trabalhando há já algum tempo em estreita colaboração, sendo que a assinatura do protocolo vem no sentido de oficializar, confirmar e reforçar a vontade e a forte convicção de que a promoção da empregabilidade e do emprego passa pela formação e qualificação profissional.

É nessa linha que a oportunidade é de, também, encerrar o curso de Pastelaria, Cobertura e Decoração de Bolos em que concluíram com sucesso 12 mulheres utentes do GOIPM, com idades compreendidas entre os 27 e os 54 anos. O objectivo era melhorar as suas competências em termos de produção, diversificação de oferta, garantia da qualidade dos produtos, podendo incrementar assim os seus negócios e/ ou desenvolver iniciativas de negócio conjuntas, tendo em conta que grande parte delas encontrava-se no desemprego.

Também hoje, procede-se à abertura oficial do curso de Técnicas de Reabilitação destinado a 30 jovens utentes do GOIPM, desempregadas, residentes em diferentes bairros da capital e do concelho de São Domingos.

O curso formatado para esse grupo em específico prevê uma primeira fase geral em técnicas de reabilitação em construção civil e uma segunda fase de especialização em áreas de construção civil, canalização e electricidade. O projecto é financiado pelo Escritório Conjunto das Nações Unidas (PNUD, UNICEF, UNFPA).