O departamento da Polícia Nacional da ilha do Maio terá muito em breve uma nova e moderna esquadra e ainda uma nova residência para os policiais que vão ali trabalhar, sendo que as obras destas duas instalações deverão ser concluídas até o final do mês de Novembro conforme pôde conferir o Primeiro-ministro, José Maria Neves.
Essas obras são mais um sinal do crescimento e das boas perspectivas futuras para a ilha, com os vários investimentos nas mais diversas áreas e que, apesar de ainda longe do ritmo desejado, mostram que a ilha do Maio “está com uma boa dinâmica”, como constatou o Primeiro-Ministro.
Trata-se de um ganho enorme para a PN local, de acordo com o Comandante da Esquadra, Pedro Varela. “Quem conhece a nossa actual esquadra sabe que trata-se de um grande ganho, posi que ali não há nenhumas condições e esta nova esquadra dá-nos todas as condições para fazermos o nosso trabalho da melhor forma”, sublinhou o Comandante.
Um exemplo disso são as duas celas da actual esquadra que albergam até 3 presos, no máximo, sendo que as duas celas das novas instalações albergam muito mais.
Também a nova residência significa melhores condições e faz prever um aumento do contingente policial actual, que é de 15 agentes, para uma melhor cobertura da ilha, ainda que, segundo Varela, as estatísticas no que concerne à criminalidade da ilha mantém estáveis em relação ao ano passado e, mais importante, em níveis toleráveis e considerados normais.
A residência possui duas moradias com 2 apartamentos T3 e um T1, com todos cómodos indispensáveis, nomeadamente casas de banho, cozinha, etc. Esses dois investimentos (esquadra e residência) estão avaliados em um valor aproximado de 90 mil contos.