Notícias

Obras de estrada que liga Carriçal a Juncalinho decorrem a bom ritmo

O Primeiro-ministro, José Maria Neves, visitou esta manhã de sexta-feira, 26 de Junho, as localidades de Carriçal e Juncalinho, tendo conferido o bom andamento das obras de ampliação e calcetamento da estrada que liga os dois povoados à cidade Vila de Ribeira Brava. Também em breve deverá inaugurar a central fotovoltaica para abastecer com electricidade 24 horas por dia as casas e ruas de Carriçal que está de cara nova com o calcetamento das ruas, inserido no projecto da estrada.

neves estrada juncalinho1As obras da referida estrada deverão estar concluídas dentro de alguns meses, trazendo novo alento à população local que, como recorda o Chefe do Executivo, muitas vezes sofre com o isolamento devido aos estragos causados pelas chuvas nas actuais estradas de terra batida.

“Carriçal fica completamente isolado durante a época das chuvas e estamos a construir as vias de acesso, sobretudo a fazer as obras hidráulicas para que não haja cortes com as chuvas e haja isolamento total”, frisa o Primeiro-Ministro, daí tratar-se de uma “grande reivindicação” local.

 José Maria Neves constatou ainda com satisfação que já há mais e melhor requalificação do povoado, com arruamento e calcetamento das ruas, “a escola está a funcionar, o jardim-de-infância”, lembrando ainda o Chefe do executivo que está em curso o projecto da construção de uma central de energia fotovoltaica para o fornecimento de energia 24 horas à referida localidade, e que deverá estar pronta dentro em breve.

“Estamos a fazer tudo para termos a central fotovoltaica para que todo o povoado fique com energia renovável”, um projecto que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Ribeira Brava, o Governo, através do Ministério do Turismo, Investimento e Desenvolvimento Empresarial, e contando ainda com as valiosas parcerias do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) das Nações Unidas e da ONG luxemburguesa Cap Vert Espoir et Dévelopment, com apoio da  Câmara de Fuellen, geminada com a edilidade da Ribeira Brava, entre outros parceiros. Uma empreitada orçada em aproximadamente 19 mil contos

Quanto à estrada e o calcetamento das ruas, estas obras são financiadas pelo Instituto de Estradas e estão avaliadas em 70 mil contos. Ambas as obras foram iniciadas em meados de Dezembro passado e a meta é ter tudo pronto até finais de Agosto próximo.

Daqui a pouco, às 16H30, o Primeiro-Ministro preside a inauguração da barragem de Fajã, esperando-se uma grande adesão dos “saunicolauenses” à referida cerimónia.