O programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA-Cultura) tem, desde a primeira hora, sido acarinhado pelas comunidades e pelas famílias das crianças, adolescentes e jovens bolseiras, bem como, pelos responsáveis das escolas, associações e ONG’s que todos os anos submetem as suas candidaturas, junto do Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.
O programa iniciou com apenas 42 escolas inscritas, em 2017, e hoje, conta com mais de 100 escolas beneficiadas e cerca de quatro mil alunos bolseiros.
Neste momento, conforme o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, é chegada a hora de reunir-se com todos os beneficiários para avaliação de forma que todos contribuem para a sua cabal consolidação.
“Queremos ouvir as sugestões dos coordenadores e responsáveis das escolas, associações e ONG’s de melhoria do programa para que possamos passar para um novo processo de engajamento do programa”, começou por dizer o governante.
Há uma clara evolução do programa BA-Cultura a nível nacional, as escolas, associações, ONG’s, comunidades, famílias e os alunos bolseiros têm mostrado cada vez maior interesse nesta iniciativa levada a cabo pelo Governo de Cabo Verde.
Para o ano de 2023, o programa contava com 27 milhões de escudos cabo-verdianos. Entretanto, para 2024 o financiamento será aumentado para 30 milhões de escudos cabo-verdianos.