Notícias

“O nosso trabalho é criar novos espaços que dignifiquem o percurso dos que fizeram Cabo Verde através da cultura” – MCIC, Abraão Vicente

O Centro Cultural Sema Lopi e o Centro Interpretativo Sema Lopi serão, a partir de agora, pontos de paragem obrigatória para quem visita e quer conhecer mais sobre Santa Cruz, sito no interior de Santiago.

A inauguração destes dois espaços que ficam num edifício que foi completamente reabilitado graças à parceria entre o Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, e a Câmara Municipal de Santa Cruz, foi presidido pelo titular da pasta da cultura e das indústrias criativas, Abraão Vicente, e pelo edil, Carlos Silva, num momento recheado de apresentação cultural, onde a música em homenagem a Sema Lopi não faltou.

Para o ministro, o resultado desta parceria assinada ainda em 2017 revela a valorização dos grandes vultos da cultura cabo-verdiana que o Governo de Cabo Verde vem dando atenção há já algum tempo e, juntamente com as câmaras municipais tem sido possível concretizar da melhor forma possível.

“Sempre que juntamos as mãos, aquilo que é pequeno torna-se maior”, começou por dizer o governante para quem “o nosso trabalho é criar novos espaços que dignifiquem o percurso dos que fizeram Cabo Verde através da cultura”.

O Governo tem dado especial atenção à cultura cabo-verdiana, fazendo investimentos em várias frentes. “Um Governo que faz homenagem à cultura é um Governo especial, que respeita a sua identidade”.

No final o governante pediu aos familiares de Sema Lopi que também zelem por este novo espaço que abre em Santa Cruz.