Notícias

“O museu cristaliza o passado e fortalece o sentimento de pertença das comunidades (…)” – MCIC, Abraão Vicente

Refletir a importância de uma instituição como o museu, para um país, é basilar, pois permite-nos conhecer o lugar da história de uma nação e, consequentemente, projetar o desenvolvimento social e cultural das comunidades.

Refletir a importância de uma instituição como o museu, para um país, é basilar, pois permite-nos conhecer o lugar da história de uma nação e, consequentemente, projetar o desenvolvimento social e cultural das comunidades.

Neste dia em que celebramos os museus, recordamos que, ainda, vivemos em tempos de uma pandemia que “impacta, seguramente, a forma como os mais de noventa mil museus existentes em todo o mundo irão comemorar a data”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, na abertura do webinar “Reimaginando os Museus em Tempos de Pandemia: Desafios e Oportunidades”.

Para o governante, esta data contribui para celebrar a capacidade de resiliência do museu, em tempo de crise, que, sem perder a sua vocação de guardiã da memória coletiva, tem procurado afinar as suas estratégias para responder, positivamente, aos desafios.

“É neste contexto que se reforça a nossa percepção de que o museu cristaliza o passado, fortalece o sentimento de pertença das comunidades, guiando-nos na definição de um caminho conducente ao desenvolvimento sustentável”.

De recordar que o Governo da IX Legislatura, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), tomou um conjunto de medidas de salvaguarda do património imóvel, que culminaram na criação de várias estruturas ao nível nacional. “Colocou-se, em marcha, um ambicioso programa de valorização do quadro museológico nacional, que culminou na criação, em 2019, de dois novos museus, e, também, nos investimentos e na reabilitação de patrimónios, na implementação de novos programas museográfico, mais modernos, tecnológicos e interativos. O marco destas medidas é, sem dúvida, a reforma legislativa, com a criação da Lei dos Museus e Redes dos Museus de Cabo Verde”.

Com todas estas medidas efetivadas, 2021 será o ano dos museus, já que conta com a reforma do quadro legal, conferindo maior robustez, autonomia administrativa e financeira e reforça o papel do Estado enquanto estimulador para o desenvolvimento do setor.