Abraão Vicente fez estas declarações durante a cerimónia de inauguração do mercado de peixe situado na localidade de Covada, no município do Porto Novo, Santo Antão, que aconteceu nesta quarta-feira, 21 de setembro.
Abraão Vicente fez estas declarações durante a cerimónia de inauguração do mercado de peixe situado na localidade de Covada, no município do Porto Novo, Santo Antão, que aconteceu nesta quarta-feira, 21 de setembro.
A infraestrutura, que comporta 28 bancadas, câmara de frio, serviços administrativos, contou com um investimento de 20 milhões de escudos cabo-verdianos, distribuídos na construção, equipamentos e formações, financiados pelo Ministério do Mar, através do Fundo Autónomo das Pescas, pela Câmara Municipal do Porto Novo, Cooperação Luxemburguesa, pelo Fundo de descentralização e pela Associação de Pescadores e Peixeiras de Porto Novo.
“O mais importante deste mercado é a sua capacidade de conferir qualidade de vida, qualidade do trabalho, dignidade às peixeiras e aos tratadores de peixe, porque no final do dia, são os moradores de Porto Novo, as peixeiras, os pescadores e toda a cadeia de valor ligado ao setor do mar que sai valorizado”, afiançou o Ministro do Mar, durante a sua intervenção alertando, contudo, para a preservação e bom uso da estrutura.
O titular da pasta do mar recordou que o Governo de Cabo Verde está a trabalhar na credibilização das pescas, um setor eminentemente económico que é, traçando soluções conjuntas, envolvendo as comunidades com vista ao desenvolvimento sustentável a partir do mar.
Neste ponto agradeceu a parceria da Cooperação Luxemburguesa e do Escritório Conjunto das Nações Unidas pela excelente parceria com Cabo Verde. Enalteceu ainda a edilidade portonovense por compreender o sinal do Governo de que, trabalhar com os municípios, é trabalhar, com eficiência, para o povo.
Em nome das peixeiras do município, Maria Fonseca, agradeceu a nova casa solicitando harmonia, serenidade e cuidado no seu uso. “Hoje temos um espaço digno para vender o nosso peixe. Saímos da rua”.
A cerimónia serviu de mote para a assinatura de um Contrato Programa com a Associação de Pescadores e a entrega de Certificados de Formação de Manuseio, Conservação e Tratamento de Pescado sob selo da Escola do Mar e homenagens aos parceiros que tem colaborado na construção e desenvolvimento do município que completa 60 anos da sua criação.