A convite do Primeiro – Ministro, José Maria Neves, encontra-se em Cabo Verde o especialista em políticas e estratégias e ex- Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, para proferir este Sábado, 03 de Dezembro, às 10:00horas, uma conferência subordinada ao tema “ O Futuro da Zona Euro: implicações estratégicas para a África Ocidental e para Cabo Verde”.
Esta conferência deverá permitir aos participantes ter uma visão mais clara dos vários cenários de saída da crise do euro e perspectivar melhor as respostas e as antecipações, tendo em atenção as eventuais vantagens que as mudanças em curso suscitam.
A resolução da profunda crise em vários países da zona euro exige medidas estruturais da União Europeia para salvar o Euro e melhorar a competitividade em relação aos países emergentes. Num mundo global, o futuro, ainda incerto, da zona Euro terá implicações importantes na economia mundial e no xadrez político internacional.
Cabo Verde deve posicionar-se estrategicamente diante de tal conjuntura para potenciar a sua estabilidade política e optimizar as suas vantagens comparativas, enquanto país na encruzilhada do Atlântico.
O evento terá lugar na Sala de Conferências do Palácio do Governo.