Notícias

“O foco fundamental é garantir o sucesso dos alunos e o desenvolvimento das suas competências”,Maritza Rosabal

No ato de abertura do ano letivo 2017/2018 na ilha do Maio, a Ministra da Educação, Maritza Rosabal, afirmou que, com a introdução de um novo Plano Curricular, o foco fundamental é garantir o sucesso dos alunos e o desenvolvimento das suas competências linguísticas, científicas e humanísticas, de modo a assegurar uma Educação de qualidade a todos e todas.

A Governante iniciou o seu discurso, destacando a importância do iniciar do ano escolar, que, sublinha, representa um renovar de expetativas, sonhos e de esperanças para a comunidade educativa e não só.

Maritza Rosabal destacou ainda a importância do projeto educativo introduzido neste novo ano letivo que ora se inicia, cuja principal pretensão é reduzir as desigualdades em todo o território nacional, sobretudo na especificidade de cada região e partindo das explorações das potencialidades e das dinâmicas locais, salientando que a ilha do Maio possui condições e estrutura adequada para o desenvolvimento de uma educação de qualidade.

A titular da pasta da educação frisou que os docentes terão o dever de realizar um esforço para introduzir uma abordagem da Língua Portuguesa como língua não materna e implementar o programa de atividades cientificas, com recurso a novas abordagens juntamente com novos materiais adequados e apoio das equipas conceitoras dos programas, cadernos experimentais, guias de docentes e outros materiais pedagógicos.

Para Maritza Rosabal, o governo esta cumprindo rigorosamente os compromissos assumidos com a implementação do estatuto do pessoal docente, um esforço traduzido na melhoria do desempenho do sistema.

“No ano transato melhoramos ligeiramente as taxas de aprovação no Ensino Básico (0,3%) e no Ensino Secundário (2,3%), contudo o abandono aumentou 0.6%. Esta situação exige que monitorem continuamente a situação dos alunos e intervenham para que possamos diminuir o insucesso e o abandono escolar, articulando não só com a comunidade educativa restrita, mas sim com toda a sociedade civil e parceiros da educação.

Neste mesmo contexto Maritza Rosabal assegurou que cabe as Delegações inteirar dessa situação de abandono escolar e que se espera agora o aumento de trabalho de seguimento, monitorização e apoio da gestão administrativa e pedagógica das escolas, assim como o despenho eficaz de novas responsabilidades perante a descentralização educativa.

O envolvimento das Câmaras Municipais, foi a outra aposta, que segundo a Ministra deve continuar, de modo a garantir o transporte escolar, bem como o trabalho de requalificação da rede escolar, de modo que os alunos possam frequentar escolas mais segura, mais inclusiva, e mais adequadas às necessidades.

 “Necessitamos do envolvimento de toda a comunidade educativa, porque a educação se faz da beleza, e bem como de afeto, e nossos alunos e escolas precisam de um abraço coletivo, desde famílias, professores, a própria universidade, que possui recursos a tecnologias de informação que possam intervir na qualificação de professores, no desenvolvimento pedagógico, na melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem e na democratização do acesso a uma educação de qualidade para todos”, aponta a Ministra.

Depois de agradecer a cooperação chinesa, a portuguesa, a sueca, a luxemburguesa e as Nações Unidas por todo o apoio que vem dando a Cabo Verde neste processo da educação, Maritza Rosabal realçou o facto de “estarmos iniciando hoje juntos uma caminhada que, no essencial, constitui uma resposta aos desafios que as opções estratégicas de desenvolvimento colocam ao sistema educativo, desafios que são atuais, mas que visam o futuro”.

Antes de terminar, a Ministra deu as boas vindas à equipa de cooperantes da Republica Popular da Cinha que tornará possível que alunos e alunas das escolas secundarias da Praia, Santa Catarina e Mindelo acedam, caso o desejarem, ao mandarim como língua opcional.

“Declaro aberto o Ano Letivo 2017-2018, com votos de que a união neste esforço conjunto, simbolizada hoje pela vossa presença nas sessões solenes, perdure e se fortaleça à medida que juntos fazemos esta caminhada.

Leia na íntegra , a intervenção da Ministra da Educação, Maritza Rosabal na abertura ano letivo 2017-2018