“Queremos acima de tudo fazer uma forte aposta de que o Desporto pode ser um factor catalisador dos povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, palavras do Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em jeito de balanço da IX Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP, cujo acto de abertura foi presidido pelo Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.
Os Ministros responsáveis pela Juventude e Desportos da CPLP, com a excepção da Guiné-Bissau, estiveram reunidos neste Domingo, 17, no âmbito dos X Jogos Desportivos da CPLP que se realiza de 17 a 24 de Julho, na ilha do Sal, com o propósito de assinar o Acordo de Cooperação, concluir as Comissões da Juventude e Desporto, entre outros assuntos relativos aos dois sectores a nível da CPLP.
“Temos que preservar o nosso território comum que são a língua e a democracia, mas também o desporto, através dos vários feitos desportivos para que a união dos nossos povos possa ser traduzida na melhoria de condições de vida das pessoas” enfatizou Fernando Elísio Freire, para quem todas as decisões a nível ministerial devem ter efeitos sobre a juventude e os desportistas da CPLP.
Segundo Jorge Santos, Presidente da Assembleia Nacional, que fez a abertura do referido encontro dos Ministros, nestes tempos em que a CPLP é chamada a renovar a sua missão e assumir novas responsabilidades e desafios, esta IX Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP, é convocada a projectar um papel e um lugar diferente e ambicioso para a juventude dos países de Língua portuguesa.
Neste mesmo dia em que se realizou a Conferência a e abertura oficial dos X Jogos Desportivos da CPLP, assinalou-se o 20º Aniversário da CPLP. O Ministro português da Educação e Desporto considerou, por sua vez, a data como uma feliz coincidência. “Estamos aqui para celebrar o desporto e a juventude e os 20 anos desta comunidade que nos junta a todos”, realçou, acrescentando que Portugal vai assumir agora, depois de Moçambique, a presidência da Conferência dos Ministros da Juventude e Desportos da CPLP, pois é importante também politicamente dar reflexo aos Jogos desportivos, no sentido de reafirmar o papel da CPLP.
Para o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e do Desporto de Moçambique, Alberto Nkutumula, que cessa agora as funções de Presidente da referida Conferência, o balanço feito nas áreas do desporto e da juventude ao longo do biénio 2015/2016 é muito positivo. Por isso, “fica o compromisso de continuarmos este ímpeto, catalisando ainda mais o nosso desporto e a nossa juventude, para que sejamos referência a nível da CPLP e a nível mundial”, concluiu.