O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu na manhã de hoje, 28 de junho, o ato de entrega de viaturas elétricas aos primeiros beneficiários do Programa de Incentivos à mobilidade elétrica em Cabo Verde, (ProMEC).
O Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, presidiu na manhã de hoje, 28 de junho, o ato de entrega de viaturas elétricas aos primeiros beneficiários do Programa de Incentivos à mobilidade elétrica em Cabo Verde, (ProMEC).
Para o Governante, este é o momento que marca a passagem para uma nova etapa da mobilidade elétrica em Cabo Verde. “É uma etapa de aceleração de introdução de veículos elétricos no país com incentivos adicionais e também é o momento que marca o início da construção de infraestruturas públicas de carregamento em todas as ilhas do país”, disse.
O Ministro Alexandre Monteiro afirmou ainda que que Cabo Verde tem um quadro atrativo e está pronto para receber mais viaturas elétricas. Isto, graças ao percurso traçado e percorrido nesses últimos anos.
Conforme avançou, Cabo Verde está a cumprir o plano traçado para a mobilidade elétrica com incentivos e com forte apoio dos parceiros. “O Governo está a trabalhar para o país depender menos da importação de combustíveis fósseis e chegar em 2030 com mais eletricidade produzida a partir do vento e do sol”, referiu.
“Todo o programa de impulso da mobilidade elétrica, nesta fase, não representa nenhum encargo para as finanças públicas, são donativos de fundos climáticos mobilizados internamente e tudo isso, vai ajudar na construção de um futuro sem carbono que ambicionamos alcançar em 2050”, adiantou o Ministro.
Ainda segundo o Governante, o país tem enfrentado sucessivas crises nos últimos anos, como secas severas, a pandemia do Covid-19, e agora, os impactos da guerra na Ucrânia, com forte repercussão nos sectores alimentar e energético. O Governo vem adotando um conjunto de medidas para fazer face aos impactos da inflação energética no país, nomeadamente na mitigação do aumento dos preços dos combustíveis e da electricidade.
“Essas crises vêm demonstrar que o Governo deve continuar focado na execução do Programa Nacional de Sustentabilidade Energética, que está alinhado com a estratégia de desenvolvimento sustentável do país, com políticas no setor da energia orientadas para o desenvolvimento de energias renováveis.”
Antes de terminar o seu discurso, o Ministro Alexandre Monteiro reafirmou que o compromisso do país com a transição energética é firme, sólido, consistente e determinado, acrescentando ainda que os planos e as políticas que estão a ser implementadas no setor da energia, todos eles contribuem para a redução da dependência no uso de combustíveis fósseis.
O Programa de incentivos à mobiliddae elétrica em Cabo Verde arrancou no início do mês de junho e vai até 2025.
De realçar que o ProMEC é implementado pela Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia, (DNICE), financiado pelo Namma Facility, e conta com assistência técnica da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).