Notícias

Núcleo Operacional da Sociedade de Informação tem novo Conselho de Administração

O novo Conselho de Administração do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação, (NOSI), composto pelo presidente, António Fernandes e pelos dois Administradores Executivos, Carlos Santos e Aruna Handem foi empossado esta quarta-feira, 15 de Junho, pelo Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva.

posse nosiO Chefe do Governo reconheceu o percurso de sucesso do NOSI, que conforme disse, “começou com uma pequena estrutura de Reforma da Administração Financeira do Estado, RAFE, e se desenvolveu para a estrutura que é hoje, com ganhos inegáveis e de grande valor para Cabo Verde”.

Contudo, diz o Primeiro-Ministro, o momento é para novos desafios que vão no sentido de aproveitar o posicionamento geoestratégico de Cabo Verde para promover um ambiente de negócios à volta das Tecnologias de Informação e Comunicação e Investigação & Desenvolvimento, de modo a transformar Cabo Verde num centro tecnológico regional de referência em África.

A ideia é atrair e criar oportunidades de prestação e exportação de serviços especializados. Até porque, complementa o primeiro-ministro, “a Criação de parques científicos e tecnológicos é parte integrante do nosso programa de Governo, com o estreito envolvimento das instituições do ensino superior, nacionais e internacionais, do Poder Local e Regional, das associações empresariais e das empresas”.

O Primeiro-Ministro fez questão de sublinhar que o NOSI não fará mais concorrência com o sector privado “temos o desafio de transformar o NOSI como um instrumento institucional de promoção do negócio privado das TIC’s”, esclarece, afirmando que se vai criar o espaço que tem sido solicitado e reclamado pela iniciativa privada e trabalhar em parceria com sector privado, incluindo a criação de condições para a sua internacionalização. “Sempre que resultem em ganhos de eficiência, rentabilidade e promoção de empreendedorismo privado, devemos terceirizar e envolver o setor privado”, conclui.