Com o arranque das obras da primeira fase do porto da Palmeira, está-se prestes a realizar uma das grandes reivindicações da ilha e mais uma promessa deste Executivo para com os salenses.
Trata-se apenas da primeira fase do projecto, já que o Governo prevê segundo o Ministro do Estado, das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações, Manuel Inocêncio, um investimento total de aproximadamente 50 milhões de Euros.
Para o Presidente da Câmara do Sal, Jorge Figueiredo, as obras do novo porto irão estabilizar a situação económica do concelho e reduzir o impacto do desemprego na ilha.
Com as intervenções, o porto terá maiores condições de receber embarcações maiores e atrairá, com certeza, mais e maiores investimentos na ilha, para que essa possa atingir de novo o nível elevado de contribuição efectiva para a evolução do PIB nacional.
Essa primeira fase que fica sob a responsabilidade da Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários, deverá ficar concluída em 12 meses, ou seja, em Julho de 2010. As próximas intervenções no referido porto prevêem uma capacidade de resposta para as necessidades dos próximos 20/25 anos, a nível portuário, garante Inocêncio.
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração da Enapor, Franklin Spencer, o novo porto terá a capacidade para absorver o crescimento económico do Sal até 2030, a uma taxa anual de 6 a 8 por cento.
O Porto da Palmeira será após a conclusão de todo o projecto, uma das maiores e mais modernas do país, afirma o PCA da empresa gestora dos portos de Cabo Verde. Essa primeira fase envolve a ampliação do cais de acostagem em mais 30 metros, um novo cais, rampa roll-on roll-off, obras de sinalização e segurança, novos sistemas de vigilância do porto, intervenções no próprio canal para melhorar o acesso dos navios, etc.
As obras do porto estão a encargo do consórcio português Mota Engil, Companhia Portuguesa de Trabalhos Portuários e Armando Cunha. Esta operação faz parte de um amplo programa de modernização e ampliação de todos os portos de Cabo Verde e que prevê nos próximos anos, um investimento total de cerca de 300 milhões de Euros.
Aeroporto do Sal recebe obras de modernização
Para além do investimento no porto da Palmeira, o Governo vai assinar com o Banco Europeu de Investimentos (BEI) o financiamento de cerca de 12 milhões de euros para a modernização e expansão do terminal de passageiros do Aeroporto Amílcar Cabral, na ilha do Sal.
Neste momento, decorrem algumas intervenções naquela infra-estrutura, nomeadamente a modernização "de todo o seu sistema de sinalização, iluminação da pista e de equipamentos de produção de energia", diz o ministro.