Notícias

Novo Governo confia que Cabo Verde está preparado para vencer desafios

Durante a sua intervenção Neves não escondeu a sua preocupação com o actual contexto mundial de profunda crise que, segundo analisa, não parece ter fim próximo, o que exigirá ao Governo e ao país, soluções criativas para a resolução dos desafios que o país enfrenta.

Para agravar as dificuldades, Cabo Verde vai entrar agora numa nova fase, enquanto pais de rendimento médio, em que não terá mais acesso a empréstimos concessionais e nem a mercados preferenciais, pelo que o país terá de encontrar novos caminhos para continuar a desenvolver-se.

Para isso, sublinha, é preciso que Cabo Verde aumente a sua produtividade, passando a produzir a sua própria riqueza e possa ser mais competitivo. É nisso que o Chefe do Governo realça a importância da educação como forma de produzir mão-de-obra mais qualificada e para produção de conhecimento e soluções inovadoras para o contínuo desenvolvimento do arquipélago. A atracção de mais investimento privado e mais postos de trabalho será outra grande preocupação, afirma.

As relações com os parceiros internacionais e o alargamento das parcerias com outros países emergentes estarão no cerne das preocupações ao nível das relações exteriores, conforme aponta o Primeiro-Ministro, que realça, igualmente, a necessidade de continuar a aposta nas reformas da administração pública para combater a burocracia e a morosidade.

Áreas como a cultura, que volta a merecer um Ministério próprio, as energias, a cultura, e a água, o financiamento e a gestão de infra-estruturas económicas e sociais são mencionadas como importantes pelo Primeiro-Ministro, que vai avançando algumas dicas sobre o novo programa do Governo que será apresentado daqui a duas semanas.

PM expressa solidariedade para com o Japão

Neves aproveitou a ocasião, também, para expressar o seu pesar, enquanto Chefe do Governo, em relação à situação de catástrofe que vive o Japão por via do Tsunami que vitimou mais de cinco mil pessoas até agora e deixou um rastro de destruição sem precedentes.

"Japão tem sido um grande amigo de Cabo Verde e temos de, nesta ocasião, estender a nossa fraternidade a todos os que sofrem, desejando que superem rapidamente este momento de perdas e de dor, reconstruindo o país e continuando a ser uma nação forte, com uma economia pujante na arena internacional", salienta José Maria Neves.

Veja aqui os integrantes do novo Governo de José Maria Neves:integrantes_novo_governo

Leia o discurso do PM na íntegra aqui: discurso_posse__viii_legislatura