Notícias

Novo Director da PJ é aposta na competência da Juventude

A cerimónia da tomada de posse ocorreu esta manhã de segunda-feira, na sede nacional da Polícia Judiciária, tendo sida presidida pelo Primeiro-Ministro, José Maria Neves, que justificou essa escolha como mais uma prova da confiança na juventude para assumir cargos de responsabilidade como a de Director Nacional da PJ.

"Nas mudanças que nós estamos a introduzir em todas as instituições vão surgindo jovens que, dentro de pouco tempo, assumirão as responsabilidades do país, portanto temos de apostar no mérito, na excelência, na juventude cabo-verdiana que tem muito para dar a este país.

Mais do que um quadro jovem, trata-se de alguém com provas dadas de competência na Administração Pública, ele que ocupou até recentemente o cargo de Director do Centro Jurídico do Governo e, mais recentemente, de Secretário-Geral do Executivo de José Maria Neves.

Assim, defende, "nós temos de apostar em quadros com capacidade para fazerem um trabalho de muita qualidade, porque nós estamos a perseguir essencialmente a excelência", salienta. E a julgar por suas palavras, a aposta na juventude é para continuar.

Na sua intervenção, para além de agradecer a confiança depositada na sua pessoa, Carlos Reis mostrou-se consciente da importância do cargo que agora desempenha para a segurança nacional. O desenvolvimento de sectores como o turismo, os investimentos externos e o desenvolvimento social requerem um ambiente seguro e de paz social, bem como uma "justiça tranquilizadora", sublinha, destacando a importância do trabalho da polícia científica para o bom desempenho da justiça.

A PJ, argumenta, tem servido um "propósito nobre e fundamental", auxiliando a magistratura nacional na decisão de casos cada vez mais complexos, salienta, e solicita o contínuo engajamento de todos os quadros daquela instituição policial, para que haja cada vez mais produtividade e eficácia, assegurando a todos os seus colaboradores de que já vestiu a "camisola". "A partir de agora sou um de vocês", concluiu.

Carlos Reis é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e, para além das funções supra-citadas, foi Juiz nos tribunais do Fogo e da Brava. Para mais detalhes sobre o CV do empossado, leia o texto: "Carlos Alexandre Reis é o novo Secretário-Geral do Governo", através do link: www.governo.cv/index.php?option=com_content&task=view&id=2720.