Para o novo no lectivo que se aproxima, o Secretário do Estado da Educação, Octávio Tavares fez saber que será um ano de grandes novidades e desafios com o alargamento do programa "Mundú Novu" e a introdução do ensino obrigatório de línguas estrangeiras no Ensino Secundário. Nisso, a formação de professores já começa a incidir nas novas tecnologias, para além da matemática e ciências.
Também será implementado o ensino das línguas no Ensino Básico. Outras medidas alistadas por José Maria Neves, tem a ver com a criação de condições para o desenvolvimento da rádio e televisão educativa – o que por si só impulsiona o ensino à distância e garante o acesso à educação para todos – e a qualidade do ensino.
Falando à comunicação social, o Secretário do Estado da Educação, Octávio Tavares, defendeu que o momento é de "balanço" para novas perspectivas que tem a ver com a questão dos direitos humanos, cultura da paz, da educação para ambiente, saúde, bem como um conjunto de medidas introduzidas no sistema neste ano lectivo.
Será um ano de maiores desafios, pois, prevê-se a continuação do alargamento da escolaridade obrigatória, na linha da ideia defendida pelo PM. O Governo tem envidado esforços contínuos na concretização da ideia de escolas inclusivas, como ilustram a disponibilização das primeiras salas de recursos para alunos especiais.