O Governo e os partidos congratularam-se com o consenso chegado em torno desta questão. A Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, Cristina Fontes Lima, em nome do Governo "felicitou a comissão paritária pelo trabalho feito com vista a se obter o consenso que levou à aprovação do novo Código Eleitoral", segundo o site da INCV.
A vontade da parte dos sujeitos políticos levou a esse acordo, disse Cristina Fontes Lima, para quem "o interesse da nação esteve acima dos interesses partidários". Com esta aprovação ficou a certeza de que há espaços para entendimentos sobre matérias importantes para o País, salientou a governante, acrescentando que "a democracia cabo-verdiana saiu a ganhar".
Por sua vez, o líder da bancada do MpD, Ulisses Correia e Silva, saudou os deputados e os partidos pelo consenso chegado e frisou que este abrirá caminho para outros entendimentos de interesse, nomeadamente a revisão da Constituição da República, Tribunal Constitucional, Estatuto Especial para a Cidade da Praia, Conselho da Comunicação Social, entre outros.
Para António Monteiro, representante da UCID, o momento serviu igualmente para reconhecer os méritos deste entendimento registado entre os dois maiores partidos de Cabo Verde.