Notícias

Nova Inspetora Geral das Pescas promete “pleno engajamento” no combate à pesca ilegal

A Bioquímica Araci Rodrigues está, oficialmente, investida na função de Inspetora Geral das Pescas, IGP, tendo assumido o cargo, na tarde de ontem, 20, num ato presidido pelo Ministro do Mar, e jurado exercer com zelo a função, em nome do Estado de Cabo Verde. “Darei o melhor e tudo farei para que a IGP exerça as suas funções em conformidade”, assegurou.

Para tanto, a nova Inspetora Geral das Pescas quer contar com a “competência e colaboração ativa e com o empenho” de todos os Inspetores e demais membros da equipa da IGP, acreditando, pois “estamos juntos e mobilizados” no que considera ser uma jornada de “afirmação, consolidação e evolução” da instituição.

Consciente da missão da IGP, a nova Inspetora Geral promete “pleno engajamento” no combate universal à designada pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, considerando que este combate “é de vital importância” por incidir contra ameaças à sustentabilidade da pesca nos nossos mares.

Continuar a garantir a conformidade e a certificação da qualidade dos produtos da pesca destinados à exportação é um dos principais desafios que a Inspetora Geral abraça, assumindo que esta tarefa, em particular, é de “grande responsabilidade”, pois eventuais deficiências neste quesito podem levar à rejeição do pescado nacional para exportação ou até mesmo ao embargo, o que não se deseja.

“Para além da adoção de medidas destinadas a assegurar o cumprimento dos requisitos de exportação do pescado, muito importante para a economia nacional, é igualmente relevante promover o necessário para o abastecimento dos mercados nacionais com produtos de qualidade, e em quantidade suficiente”, apontou a Inspetora Geral das Pescas.

O ato de posse foi presidido pelo Ministro do Mar, Eng.º Jorge Santos, que na oportunidade augurou os melhores sucessos à nova IGP, tendo apontado para a necessidade de um trabalho em equipa, observando que com diálogo se resolve tudo.

O governante quer um serviço de inspeção que orgulha o País, observando que sem a inspeção não será possível desenvolver.

Testemunharam o ato, vários dirigentes do Ministério do Mar e representantes de instituições ligadas à atividade marítima nacional.