O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, acompanhado do presidente da edilidade local, Américo Nascimento, cumpriu mais um ponto importante da sua agenda de visita a São Nicolau com a inauguração do troço de estrada de Lombinho na cidade «vila de Ribeira Brava» e que, como salientou Nascimento, é mais um passo para o enriquecimento e preservação do património histórico da cidade e mais um exemplo da parceria exemplar e salutar entre Governo e uma câmara, de acordo com Neves.
São aproximadamente 1 km de estrada da chamada “caminho novo” e que vai dar da entrada da cidade directamente à zona de passagem no coração da cidade e que agora, como frisou o Presidente da Câmara de Ribeira Brava (CMRB), Américo Nascimento, passa a merecer, de facto, “já que apesar de se chamar caminho novo ela estava velha” e a precisar da intervenção feita.
Para José Maria Neves é mais uma prova do trabalho abnegado e postura “ambiciosa” do edil local que tem tido a ousadia de sonhar um futuro melhor para a sua cidade, o seu concelho e a sua ilha natal.
Nascimento, diz Neves, trouxe uma nova visão, um sentimento de optimismo que há muito não se via por estas bandas, sublinhou o Chefe do Executivo e que se tem traduzido, realmente, numa nova dinâmica de desenvolvimento para o município. José Maria Neves recorda, por exemplo, o projecto da dessalinizadora, em parceria com o Governo e outros parceiros internacionais, em Preguiça para abastecer não só o concelho como grande parte da ilha e que torna esta edilidade pioneira em investimentos nessa área crucial para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas.
O Primeiro-Ministro destaca ainda o louvável trabalho e dedicação de Nascimento aquando das enxurradas de 2009 e que causaram significativos danos no centro histórico da cidade, mas que graças, em grande parte ao trabalho empenhado do edil conseguiu-se, não só, recuperar como também enriquecer este património nacional com novas realizações.
Esta estrada, uma parceria, mais uma, entre Governo (através do Instituto de estradas e CMRB, é mais um exemplo disso. Orçada em mais de 20 mil contos, este troço de estrada calcetada constitui mais um ponto de atracção da cidade e um verdadeiro miradouro, oferecendo uma visão privilegiada de Ribeira Brava em todo o seu esplendor.
Mais uma vez, José Maria Neves, fez uma breve retrospectiva do percurso feito pelo país ao longo desses 40 anos de Independência, aproveitando a ocasião das festas do 5 de Julho que já se comemora há algum tempo um pouco por todo o país, enfatizando, sobretudo o grande avanço do país nesses últimos 14 anos que coincidem com a sua liderança do Governo, para concluir que “valeu a pena” a luta e o sacrifício dos Combatentes pela Liberdade da Pátria, ilustres e anónimos, sendo hoje Cabo Verde um país possível e motivo de orgulho das cabo-verdianas e dos cabo-verdianos.