Notícias

Nova Escola Eugénio será referência digna do patrono

O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, presidiu, nesta quinta-feira, 23 de Julho, o acto de lançamento da primeira pedra para a requalificação e ampliação da Escola Secundária Eugénio Tavares, na cidade de Nova Sintra, ilha da Brava, um momento já há muito aguardado pelos bravenses e, sobretudo pela classe docente e estudantes da referida escola que ansiavam por melhores condições de trabalho e aprendizado, tornando-a cada vez mais digna do seu patrono. No mesmo dia Neves lançou a primeira pedra para a construção de uma placa desportiva e de uma sala de informática para o pólo do EBI de Furna.

Orçadas em cerca de 166 mil contos, estas obras co-financiadas pelo Governo e o Fundo Kuwait e Árabe irão consistir na construção de mais 26 salas de aula, laboratórios, cantina, sala de informática, placa desportiva, auditório para 300 pessoas, jardins e espaços verdes e deverão estar concluídas em 18 meses.

Com esta ampliação os professores e alunos beneficiarão de mais e melhores condições para o ensino e o aprendizado, respectivamente, mas mais do que isso, este novo projecto irá trazer para a escola a vertente técnico-profissional, dando a possibilidade aos alunos de saírem desta escola com as ferramentas necessárias para prosseguirem a via técnica, ou mesmo ingressarem no mercado de trabalho, através do aprendizado de uma profissão, caso assim o queiram.

“É esta a escola do futuro, a escola que queremos para Cabo Verde”, sublinhou Neves que quer ver esta escola como uma referência para o país, daí lançar o mesmo desafio que lançou à direcção da Escola recém-denominada Escola Secundária Pedro Verona Pires no Fogo, de aproveitar a riqueza de ter como patrono uma das figuras maiores dessas Ilhas, Eugénio tavares, e transformá-la num importante centro de investigação sobre este que foi um grande jornalista, músico e poeta, assim como um agitador político e um republicano convicto.

Ainda esta tarde, José Maria Neves deslocou-se à vila portuária e pesqueira de Furna para lançar a primeira pedra para a construção de uma placa desportiva para o pólo educativo do Ensino Básio Integrado (EBI) local que tem sido referenciado como um exemplo de boa gestão como sublinhou, também, a Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques.

A escola também ganhará uma nova sala multimédia que ainda não tem, apesar de os alunos já beneficiarem das vantagens do programa «Mundú Novú».

Ainda falando da referida escola, é a própria Ministra a contar que uma das soluções que a direcção encontrou para conseguir alguma independência financeira e assim melhorar as condições de aula, assim como a alimentação dos alunos, foi de adquirir uma embarcação de pesca e alugá-la a pescadores locais em troca de pescado para a alimentação doe meninos, bem como para vender ou trocar por outros mantimentos com outras escolas e mesmo abastecer outras escolas locais.

Uma experiência que merece ser conhecida e que é, de facto um exemplo de solução criativa e de boa gestão como corroborou o Chefe do Executivo, José Maria Neves.