O Ministro das Finanças de Cabo Verde, Olavo Correia, que se encontra em Washington, nos Estado Unidos da América, no quadro das Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), está a cumprir uma importante agenda de contatos com parceiros internacionais estratégicos para o desenvolvimento de Cavo Verde.
Ontem, 06 de outubro, Olavo Correia participou na reunião do Country Team do FMI, que foi liderado por Ulrich Jacoby, o Chefe da última Missão do FMI a Cabo Verde, que visou finalizar as discussões do quadro macroeconómico recente de Cabo Verde.
Na reunião, o FMI reafirmou o evidente cenário de melhoria da conjuntura económica de Cabo Verde e de que as perspetivas são bastante positivas em termos de crescimento da economia do país, para os próximos anos.
Ainda ontem, Olavo Coreia manteve um encontro com a equipa do Banco Mundial (BM) para a Região de África II, onde as discussões foram a volta do Portfólio do BM para Cabo Verde. “Boa coordenação e sintonia com a agenda do novo Governo serão cruciais para se alcançar os resultados planeados para o Desenvolvimento de Cabo Verde”, referiu o Ministro.
Outro meeting de destaque na agenda do Titular da Pasta das Finanças foi o encontro de trabalho com o Departamento Fiscal do FMI, “tendo sido uma excelente oportunidade para reforçar as oportunidades de Assistência Técnica a Cabo Verde, em diversas áreas, nomeadamente, a Reforma da Administração Fiscal, a Gestão das Finanças Públicas e Estatísticas, entre outras”, afirmou Olavo Correia.
O Ministro teve ainda um encontro de trabalho “bastante positivo” com o Vice-Presidente de Operações do BAD, tendo sido passado em revista o pipeline de projetos financiados pelo BAD. “Perspetiva-se um reforço da cooperação com esta importante instituição que tem financiado o desenvolvimento de Cabo Verde em áreas estratégicas”, avançou Olavo Correia.
À margem das Reuniões Anuais do FMI e do BM, o Ministro das Finanças manteve um encontro de trabalho o Vice-Presidente do New Bank of Development. Participou na sessão de trabalho sobre a Resiliência dos Pequenos Estados a desastres naturais e às alterações climáticas – o papel do FMI, e reuniu-se ainda encontro com o nosso Director Executivo no FMI.
Participou ainda no evento “Business Climate – Successful Strategies and Challenges”, co-organizado pelo Banco Mundial e o FMI, “onde foram partilhadas as experiências de alguns países do Caribe, com semelhanças várias com o nosso arquipélago e economias orientadas para o turismo, com o desafio de melhorar o ambiente de negócios e aumentar a competitividade do setor privado”.
Acompanham o Ministro das Finanças nesta deslocação, o Diretor de Serviço de Mobilização de Recursos, Rui Maia e a Diretora Nacional de Plano, Carla Cruz.