Notícias

Neves homenageia músicos cabo-verdianos

 

Durante a sua visita ao Liceu Constantino Semedo, o Primeiro Ministro foi recebido na sala de professores com a bonita voz de uma professora que cantou a "Doce Guerra" e que marcou a tónica do discurso de José Maria Neves, dirigida aos professores daquela escola.

Para o Primeiro Ministro, essa composição de Antero Simas é "um pouco o hino de Cabo Verde" e ressalta, não só, o profundo amor por Cabo Verde e a causa da união dos cabo-verdianos retratados na música, mas também o aspecto visionário de um Cabo Verde sem fronteiras, onde todos em qualquer das ilhas podem encontrar oportunidades para viver com dignidade. "É esse o Cabo Verde que queremos construir", enfatiza.   

Já no Sábado, José Maria Neves proferira um bonito discurso, na presença do Primeiro Ministro de Portugal, por ocasião da assinatura do acordo sobre as energias renováveis (ver texto: Cabo Verde e Portugal cooperam nas energias renováveis), em que realçava, também, o espírito visionário de Renato Cardoso.

Com composições como "Porton di nôs Ilhas", Cardoso previu e inspirou o Futuro. Para Neves, "um mundu Novu ti ta konki na porton di nos ilhas", com o projecto de transformação de Cabo Verde. A sua composição "Porton di nôs Ilhas" inspirou o projecto do Portal com o mesmo nome da música. Ela também inspirou o programa agora lançado "Mundu Novu".