O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, indagado pela comunicação social, comentou sobre a alegação do MpD no sentido da demissão da actual Ministra das Infra-estruturas e Economia Marítima, Sara Lopes, sublinhando que, assim como aponta o relatório recentemente concluído sobre o acidente que vitimou dezenas de pessoas no passado mês de Janeiro, as responsabilidades serão assumidas e apelou à oposição para lerem atentamente o relatório e não criarem “factos políticos”.
Reacções do Chefe do governo, à margem do acto de constituição do Centro Internacional de Investigação de Climática e Aplicações para os Países de Língua Portuguesa e de África (CIICLAA), que não vê razões para a demissão da referida ministra. Até porque, como se pode constatar, o próprio relatório publicado pela Agência Marítima e Portuária (AMP) não aponta para a responsabilização do Governo nesta matéria.
“Pediria aos partidos da oposição que tivessem muita atenção ao relatório, porque o que tenho visto é que estão a criar factos políticos sem lerem atentamente o relatório”, refere Neves, acrescentando ainda que, como aponta o referido relatório, “as responsabilidades vão ser assumidas”, reflectindo, entretanto, que “não há responsabilidades políticas aqui a serem assacadas”.
O Governo já fez saber, todavia, através da Ministra Sara Lopes, que os familiares das vítimas estão a ser apoiados e anunciou a criação de uma comissão de apoio e aconselhamento do Governo nas reformas a introduzir no sector marítimo.